Em um evento realizado nesta sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o início das obras do túnel imerso que conectará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. A solenidade, marcada também pela celebração dos 132 anos do Porto de Santos, revelou detalhes do projeto inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento, com previsão de investimentos na ordem de R$ 5,8 bilhões por meio de uma parceria público-privada.
O túnel Santos-Guarujá, com extensão de 860 metros entre as margens, será uma estrutura pioneira na América Latina, situando-se sob o fundo do canal entre os dois municípios a uma profundidade de 21 metros.
De acordo com a Presidência da República, mais de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas com essa iniciativa, abrangendo 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, além dos mais de 4 milhões de turistas que visitam Guarujá e o litoral norte paulista anualmente. Atualmente, a travessia entre as cidades é realizada por meio de balsas, que transportam aproximadamente 23 mil veículos diariamente, ou pela rodovia Cônego Domenico Rangoni.
Segundo comunicado oficial, “todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal. Atualmente, a espera nas filas para cruzar o canal pode se alongar por horas e, com o túnel, as travessias vão demorar menos de dois minutos. A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações”.
O túnel imerso Santos-Guarujá não apenas promete otimizar a mobilidade, reduzindo tempos de deslocamento, mas também visa contribuir para a segurança e eficiência logística na região, fomentando o desenvolvimento econômico e aprimorando a qualidade de vida dos habitantes da Baixada Santista.
Com informações do site Alô Alô Bahia.