Na noite de sexta-feira, uma comerciante judia em Arraial da Ajuda foi vítima de um ataque antissemita dentro de sua própria loja, conforme denunciado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) após a circulação de um vídeo nas redes sociais.
As imagens mostram uma mulher proferindo insultos a Herta Breslauer, chamando-a de “sionista” e “assassina de criança”, ao mesmo tempo em que destrói as mercadorias da comerciante. Enquanto três homens tentavam contê-la para fora da loja, a agressora gritava: “Eu vou te pegar, maldita sionista”.
Durante a agressão, Herta, visivelmente abalada, fez uma gravação denunciando o ataque e destacando que a motivação era sua condição judaica. A identidade da agressora não foi revelada, e Herta registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
A Conib e a Sociedade Israelita da Bahia divulgaram uma nota condenando a agressão como um ato antissemita e exigindo uma investigação adequada, classificando-o como um crime de ódio. A nota também destaca a necessidade de moderação e equilíbrio em relação ao conflito no Oriente Médio, pedindo a condenação do antissemitismo e alertando sobre as consequências graves desse comportamento, alimentado por visões distorcidas sobre Israel e os judeus propagadas nas redes sociais.
Com informações do Jornal O Globo.