O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida. Essa comprovação é necessária para garantir que os beneficiários estejam vivos, e desde 2023, o INSS realiza esse processo através do cruzamento de informações com outros órgãos.
Os beneficiários convocados, nascidos em janeiro, fevereiro e março, e que não foram encontrados em nenhuma base de dados, estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou por notificação bancária.
A prova de vida pode ser realizada através do aplicativo Meu INSS, rede bancária, atendimento presencial nas agências do INSS ou reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras. Se a prova de vida não for realizada em até 60 dias após a notificação, o pagamento pode ser bloqueado.
O INSS aceita diferentes formas de comprovação de vida, incluindo acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro, contratação de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico, atendimento presencial nas agências do INSS, realização de perícia médica, entre outros. O objetivo é garantir a segurança e a regularidade dos pagamentos aos beneficiários.
Com informações G1