Nesta sexta-feira (2/2), um asteroide do tamanho do estádio do Maracanã, conhecido como 2088 OS7, está programado para se aproximar da Terra por volta das 11h41, horário de Brasília. Apesar de ser categorizado como “potencialmente perigoso” pela NASA, o asteroide, com aproximadamente 271 metros de diâmetro, passará a uma distância segura de 2,8 milhões de quilômetros do nosso planeta.
A agência espacial assegura que não há risco de colisão, tranquilizando o público em relação ao evento. Minjae Kim, pesquisador do Departamento de Física da Universidade de Warwick, afirmou: “Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois este asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela.”
O 2088 OS7 é classificado como “potencialmente perigoso” devido ao seu diâmetro superior a 140 metros e sua aproximação a menos de 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra ao redor do Sol. Kim explicou que, apesar de ser um asteroide relativamente pequeno, sua órbita cruza com a da Terra, justificando a classificação de risco potencial. Ele também mencionou que o próximo asteroide com essa classificação a se aproximar da Terra será o 99942 Apophis, previsto para 14 de abril de 2029.
Com informações Metrópoles