O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o resultado final do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) de 2024 será divulgado nesta quarta-feira, em razão de “problemas técnicos” que afetaram o site originalmente programado para a divulgação das notas na terça-feira. A nova previsão, sem indicação de horário específico, foi comunicada durante a noite, após o Portal MEC, que é a página principal do ministério, ter ficado fora do ar durante a manhã.
Desde a definição do calendário do Sisu 2024, ficou estabelecido que os candidatos aprovados para os cursos de Ensino Superior em universidades públicas seriam anunciados em 30 de janeiro. Além disso, o MEC abriria, na mesma data, as listas de espera para aqueles que não conseguiram uma vaga na primeira chamada.
Ao longo do dia, o ministério chegou a informar que a lista de aprovados seria divulgada até as 18h30, o que não ocorreu. Às 20h, o MEC emitiu uma nota oficial anunciando o adiamento, sem fornecer uma previsão específica de horário.
“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada, identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31, em horário a ser divulgado”, afirmou a pasta.
Reclamação
O dia foi marcado por ansiedade e cobrança dos estudantes. “Queremos um posicionamento sobre as notas as do Sisu, onde está?”, escreveu um internauta em resposta a uma postagem do Ministério da Educação no X (antigo Twitter) que tratava de outro tema. “Como vocês conseguem fazer o Brasil inteiro passar por esse desespero? Se pronunciem sobre o Sisu”, cobrou outro usuário em interação com o mesmo conteúdo. “É um descaso o que vocês estão fazendo com os estudantes”, disse um terceiro.
Este ano o programa oferta 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de educação superior participantes.
Pela manhã, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior chegou a ser aberto para consulta, mas logo foi fechado. Nesta segunda-feira, o governo federal divulgou que o resultado seria divulgado “no período da tarde”.
Os selecionados na chamada regular do Sisu deverão realizar matrícula ou registro acadêmico na instituição na qual forem admitidos no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024. Cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.
Resultado Sisu 2024: como consultar
O resultado pode ser consultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (veja passo a passo abaixo). Este ano o programa oferta 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de educação superior participantes.
Como ver o resultado do Sisu 2024?
Basta acessar a página dedicada ao Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). Haverá um botão logo abaixo de “Resultado da chamada regular”.
Caso seja aprovado na primeira ou segunda opção de curso, o candidato precisa fazer a matrícula dentro do prazo estipulado, senão perde a vaga.
Como se inscrever na lista de espera do Sisu 2024?
Os estudantes que ao olhar a lista regular não encontrarem seus nomes entre os aprovados devem se inscrever na lista de espera. Para isso, basta apertar o botão logo abaixo de “Prazo para participar da lista de espera”, que deve aparecer junto à divulgação do resultado. Se a dinâmica for a mesma do ano passado, bastará seguir o passo a passo abaixo.
Este ano, as inscrições na lista de espera vão de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Já a convocação dos candidatos em lista de espera é a partir de 16 de fevereiro.
- Acesse em “https://acessounico.mec.gov.br/sisu” e clique no botão abaixo de “https://acessounico.mec.gov.br/sisu”;
- Na próxima página, selecione “Entrar com Gov.br” e faça login com a sua conta do governo;
- Depois de logado, clique em “Participar da lista de espera na x opção”. Você pode escolher tanto a sua primeira opção de curso quanto a segunda.
- Caso mude de ideia, basta apertar em “Retirar participação da lista de espera”.
Como funciona a lista de espera do Sisu?
A lista de espera do Sisu funciona da seguinte forma: depois da primeira chamada, o sistema disponibiliza para as instituições uma lista de espera para que possam preencher as vagas que não foram ocupadas na chamada regular da seleção. Geralmente são alunos que desistiram do curso, perderam o prazo ou tiveram problemas e acabaram não realizando a matrícula.
As convocações começam em torno de uma semana depois de encerrado o prazo e terminam quando todas as vagas são preenchidas, o que pode acontecer até depois do início das aulas (geralmente em março).
Nesta etapa, as próprias instituições são as responsáveis pela convocação e por divulgar os resultados. Portanto, cabe aos candidatos se informar sobre o funcionamento da instituição escolhida. Após demonstrar interesse na lista de espera, é importante que o candidato acompanhe constantemente os resultados da lista de espera do Sisu.
Como saber o resultado da lista de espera?
O site do MEC divulgou que o início da convocação dos candidatos que estão aguardando a lista de espera acontece a partir de 16 de fevereiro. Mas para que você saiba se foi selecionado ou não, precisa entrar em contato diretamente com a instituição de ensino na qual está concorrendo a uma vaga.
O mesmo procedimento deve ser realizado com relação à matrícula. O calendário para realizar o registro é disponibilizado pela própria universidade, assim como a documentação exigida. Portanto, fique atento aos comunicados e prazos da instituição.
Datas do Sisu 2024
- Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultado da chamada regular: 30 de janeiro de 2024
- Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024
Foi aprovado no Sisu 2024? Veja como fazer matrícula
Os aprovados na primeira convocação do Sisu 2024 têm o período de 1º a 7 de fevereiro de 2024 para efetuarem a matrícula. A realização do processo de matrícula em cursos pelo Sisu ocorre diretamente na instituição que concedeu a vaga, devendo ser concluída no prazo de até cinco dias úteis após a divulgação dos resultados.
Documentos para fazer Matrícula Sisu 2024
- RG (pode ser Carteira Nacional de Habilitação e Carteira Profissional);
- CPF;
- Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Comprovante eleitoral;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Documento que comprove estar em dia com os serviços militares (para candidatos homens);
- Ficha 19 — Certificado do Ensino Médio em escola pública;
- Fotos 3×4.
O Globo