• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 10 de abril de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Davi Alcolumbre agenda data para votação que pode mudar penas de Bolsonaro e réus do 8 de janeiro

Por Junior Melo
10/abr/2026
Em Política
Davi Alcolumbre agenda data para votação que pode mudar penas de Bolsonaro e réus do 8 de janeiro

Jair Bolsonaro - Foto: Creative Commons

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, marcou para 30 de abril a votação que pode impactar diretamente as penas aplicadas a condenados do 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão envolve a análise do veto presidencial ao chamado PL da Dosimetria.

Quando será a votação que pode impactar as penas do 8 de Janeiro?

A sessão conjunta do Congresso está prevista para o dia 30 de abril, data definida por Davi Alcolumbre após articulações internas no Senado. O encontro reunirá deputados e senadores para deliberar sobre um tema de forte repercussão política e jurídica.

Na prática, a votação pode decidir se o Congresso mantém ou derruba o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que altera o cálculo das punições relacionadas aos atos do 8 de Janeiro, atualmente sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia Também

Tenente-coronel defende no Senado pensão para familiares de militares expulsos

Lula perde força em nova pesquisa e registra queda de 10 pontos em reduto importante do Nordeste

Arthur Lira compra jatinho avaliado em cerca de R$ 5,7 milhões em parceria com empresário do agronegócio

O que está em discussão no PL da Dosimetria no Congresso?

O centro do debate é o chamado PL da Dosimetria, proposta que modifica critérios de aplicação de penas e pode reduzir punições já definidas pela Justiça. O Congresso avaliará se mantém ou derruba o veto presidencial ao texto.

Antes da votação, diferentes pontos do projeto são analisados pelos parlamentares, especialmente seus impactos sobre condenações já estabelecidas. Entre as mudanças previstas, estão ajustes relevantes no cálculo das penas. A seguir, estão os principais efeitos esperados caso o veto seja derrubado:

  • Redução significativa das penas aplicadas pelo STF
  • Reavaliação de condenações ligadas ao 8 de Janeiro
  • Alteração na dosimetria de crimes relacionados aos atos investigados

Como a proposta pode afetar a pena de Jair Bolsonaro?

Um dos efeitos mais comentados do projeto é a possível redução da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado no contexto das investigações relacionadas ao 8 de Janeiro.

Atualmente fixada em 27 anos e três meses de prisão, a pena poderia cair para cerca de dois anos e quatro meses, caso o PL da Dosimetria seja aprovado e o veto presidencial derrubado pelo Congresso.

Qual foi a movimentação política que levou o tema à pauta?

A decisão de pautar o tema foi tomada por Davi Alcolumbre um dia após ser questionado no plenário do Senado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), o que acelerou a definição da data da votação.

O episódio ampliou a pressão política em torno da análise do veto e reforçou a importância do tema dentro da agenda legislativa do Congresso Nacional, que agora se prepara para uma sessão decisiva.

O que dizem ministros do STF sobre possíveis efeitos da decisão?

Ministros do Supremo Tribunal Federal já comunicaram, de forma reservada, ao presidente do Senado e ao da Câmara, Hugo Motta, que eventuais mudanças aprovadas pelo Congresso não terão aplicação automática.

Caso o veto seja derrubado, cada caso relacionado aos atos do 8 de Janeiro deverá ser analisado individualmente pelo STF, que manteria a responsabilidade final sobre a aplicação das penas. A sinalização reforça que, mesmo com alteração legislativa, o impacto prático dependerá de novas avaliações jurídicas em cada processo em andamento.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Clientes com conta na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Santander devem ler este aviso hoje 10/04

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se