• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 9 de abril de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Justiça

André Mendonça nega pedido da CPI para envio de informações sobre morte de ‘Sicário’, aliado de Vorcaro

Por Junior Melo
09/abr/2026
Em Justiça
André Mendonça nega pedido da CPI para envio de informações sobre morte de 'Sicário', aliado de Vorcaro

Ministro André Mendonça - Foto: José Cruz/Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O ministro do STF André Mendonça negou o envio de informações à CPI do Crime Organizado sobre investigações da Polícia Federal envolvendo o Banco Master e a morte de um aliado ligado ao banqueiro Daniel Vorcaro, gerando novo embate entre Judiciário e Legislativo.

Por que André Mendonça negou o acesso da CPI aos dados da PF?

O ministro André Mendonça, do STF, rejeitou o pedido da CPI do Crime Organizado para compartilhamento de informações sigilosas da Polícia Federal. O pedido envolvia investigações sensíveis ainda em andamento.

Os dados solicitados tratam de apurações sobre o Banco Master e também sobre a morte de Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como Sicário, apontado como aliado ligado a Daniel Vorcaro.

Leia Também

Erika Hilton é processada por feminista que foi chamada de “criminosa” e “fracassada” pela deputada

Banco Master realizou repasses milionários para empresas ligadas a Ratinho

Frota de jatinhos de Daniel Vorcaro somou 161 voos com origem em Brasília desde 2023

O que diz o STF sobre o compartilhamento das investigações?

No ofício enviado à CPI, Mendonça destacou que as investigações seguem em fase ativa e com diligências pendentes. Por isso, segundo ele, o compartilhamento neste momento poderia comprometer o andamento dos trabalhos da PF.

O ministro ressaltou ainda que a liberação das informações poderá ser reavaliada futuramente, após a conclusão das etapas investigativas sob responsabilidade do Supremo Tribunal Federal.

Quais são os casos investigados pela Polícia Federal citados no pedido?

A solicitação da CPI estava relacionada a dois eixos principais de investigação conduzidos pela Polícia Federal. Ambos fazem parte de apurações mais amplas sobre possíveis fraudes financeiras e conexões com organizações criminosas. Para entender melhor o alcance do pedido negado, os principais pontos envolvidos incluem:

  • Investigações sobre supostas fraudes financeiras no Banco Master
  • Apuração de possíveis conexões com estruturas criminosas organizadas
  • Investigação da morte de Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão (Sicário)
  • Análise de possíveis vínculos com o banqueiro Daniel Vorcaro

Quem foi Sicário e qual a relação com o caso investigado?

Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como Sicário, foi preso pela Polícia Federal no início de março. Ele era investigado por suposta atuação em um grupo ligado a interesses privados e estruturas de intimidação.

Segundo as apurações, Sicário teria tentado contra a própria vida dentro da carceragem da Superintendência da PF em Minas Gerais. Sua morte foi confirmada pela defesa dias depois. Além disso, ele era apontado como integrante da chamada “Turma” de Daniel Vorcaro, descrita nas investigações como um grupo de apoio com atuação de pressão e intimidação contra adversários do banqueiro.

O que a CPI do Crime Organizado buscava com o pedido?

A CPI do Crime Organizado, presidida pelo senador Fabiano Contarato (PT), solicitou acesso a elementos reunidos pela PF e vinculados a processos sob relatoria do STF. O objetivo era aprofundar a investigação sobre estruturas criminosas no país.

O pedido envolvia dados considerados estratégicos para o avanço das investigações parlamentares, especialmente sobre o funcionamento de redes financeiras suspeitas e possíveis conexões com crimes organizados.

O que pode acontecer após a decisão de André Mendonça?

Com a negativa, a CPI terá que aguardar o avanço das investigações da Polícia Federal para eventual reavaliação do pedido. O STF indicou que o compartilhamento poderá ocorrer apenas após a conclusão das diligências.

Na prática, a decisão reforça o entendimento de preservação do sigilo investigativo enquanto o caso estiver em andamento. Isso pode impactar o ritmo dos trabalhos da comissão no Congresso.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Erika Hilton é processada por feminista que foi chamada de “criminosa” e “fracassada” pela deputada

PRÓXIMO

O deserto de águas onde não se afunda no Brasil com dunas douradas, fervedouros e 159 mil hectares de cerrado

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se