A operação do transporte público em São Paulo para o Carnaval de 2026 será ajustada com horários estendidos, reforço de frota, gratuidades pontuais e mais segurança, especialmente em direção ao Sambódromo do Anhembi e aos principais pontos de festa.
Como vai funcionar o Metrô de São Paulo no Carnaval de 2026?
Entre 13 e 16 de fevereiro, o Metrô de São Paulo entra em operação especial, com serviço 24 horas em parte dos dias e reforço no quadro de funcionários. Na madrugada de sexta (13) para sábado (14), o sistema funcionará durante toda a noite, com embarque e desembarque liberados apenas nas estações Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha).
As demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata permanecerão abertas exclusivamente para desembarque, mantendo as transferências entre todas as linhas. Na madrugada de sábado (14) para domingo (15), todas as estações do Metrô ficarão abertas por 24 horas para embarque e desembarque, incluindo transferência para as linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
Como será o funcionamento do metrô nas madrugadas de Carnaval?
Na virada de domingo (15) para segunda-feira (16), o modelo volta a ser o mesmo da madrugada de sexta, com embarque noturno concentrado em Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda. As demais estações permanecem abertas apenas para desembarque, mantendo a integração entre todas as linhas, inclusive nas conexões com trens metropolitanos.
Segundo o Metrô, esse desenho operacional concentra o embarque noturno em estações com mais estrutura, facilitando o controle de fluxo, a segurança e o acesso ao Sambódromo e a outros eventos. Essas estações são pontos estratégicos para quem chega ou sai dos desfiles e se conecta a linhas de ônibus especiais, táxis e serviços por aplicativo.
Como será o acesso ao Sambódromo do Anhembi?
Para facilitar o acesso ao Sambódromo do Anhembi, o esquema de transporte público contará com reforço específico e serviços dedicados. Ônibus do serviço Atende serão disponibilizados de forma gratuita para levar o público até os desfiles, saindo das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda a partir das 18h.
Esses coletivos terão partidas frequentes durante toda a programação de entretenimento no Anhembi, com frota monitorada em tempo real para evitar superlotação. Haverá também coordenação com agentes de trânsito para organizar embarques e desembarques, bem como sinalização especial para orientar foliões e trabalhadores. Veja os detalhes na publicação do Metrô de SP:
Quais medidas de segurança e apoio serão adotadas nas estações?
Além de ônibus gratuitos, haverá ampliação de equipes nas estações, tanto em bilheterias e máquinas de autoatendimento quanto no efetivo de segurança. O monitoramento será feito em tempo real pelo Centro de Controle de Segurança, com apoio de drones para acompanhar o fluxo de passageiros nas áreas de maior concentração e prevenir incidentes.
Para organizar melhor os espaços e oferecer suporte rápido em caso de necessidade, serão adotadas diversas medidas operacionais e de atendimento ao público, planejadas em conjunto com órgãos de segurança pública e equipes de emergência:
🚇 Operação Especial de Segurança nas Estações
Estrutura reforçada para garantir fluxo organizado e atendimento rápido aos passageiros
Funcionários do metrô, SMS-Denúncia (9 7333-2252) ou app MetrôConecta. Ocorrências como assédio, furtos, vandalismo e emergências recebem prioridade imediata.
Como será a operação dos ônibus e gratuidades no Carnaval de São Paulo?
A SPTrans e a SMT vão operar com esquema diferenciado na rede de ônibus municipais durante o Carnaval, incluindo linhas exclusivas para o Sambódromo do Anhembi. No dia 15 de fevereiro haverá gratuidade em toda a rede, por meio do programa Domingão Tarifa Zero, permitindo circulação sem pagamento de passagem.
Nos dias 14, 16 e 17 de fevereiro, a frota será equivalente à de um sábado comum, com cerca de 6.843 veículos em 1.128 linhas, e no dia 15 a operação será a de domingo, com aproximadamente 4.922 ônibus em 1.042 linhas. Duas linhas especiais vão ligar diretamente o Sambódromo às estações Barra Funda e Portuguesa-Tietê nos dias 13, 14, 15 e 21 de fevereiro, e parte das linhas regulares terá desvios por causa de blocos de rua, conforme informado nos canais oficiais da SPTrans.