A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou recentemente o recolhimento de determinados lotes de produtos de limpeza após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em itens da Química Amparo Ltda., especialmente o Lava Roupas Líquido YPÊ EXPRESS e TIXAN YPÊ, por risco à saúde de pessoas imunocomprometidas.

Quais produtos de limpeza foram afetados pelo recolhimento?
Os produtos recolhidos pertencem a lotes específicos de duas marcas conhecidas de lava roupas líquidos: YPÊ EXPRESS e TIXAN YPÊ. Essa contaminação torna necessária a retirada imediata desses produtos do mercado para proteger os consumidores.
Confira abaixo alguns dos principais lotes identificados pela Anvisa como contaminados:
- Lava Roupas Líquido YPÊ EXPRESS: 170011, 220011, 205011, entre outros
- Lava Roupas Líquido TIXAN YPÊ: 254031 e 193021
Quais são as orientações da Anvisa para os consumidores?
A Anvisa recomenda que consumidores que tenham em casa produtos dos lotes listados entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Química Amparo. Esse procedimento é essencial para garantir que as providências corretivas sejam realizadas rapidamente.
Além disso, as vigilâncias sanitárias locais estão encarregadas de monitorar e agir para evitar a circulação dos produtos contaminados, reforçando a segurança e o cumprimento das normas.
Produto para cabelo também foi incluído no recolhimento
Além dos produtos para limpeza de roupas, houve determinação para recolhimento do produto capilar SMART HAIR MICRO – SMART GR, fabricado pela Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda. A medida vale para todos os lotes, devido ao uso invasivo inadequado desse cosmético.
O produto, destinado ao uso cosmético, ultrapassou as funções de aplicação tópica, motivando a Anvisa a agir rapidamente para evitar possíveis riscos à saúde dos usuários.
Como a Anvisa está prevenindo novos incidentes no futuro?
Para minimizar riscos de contaminações futuras, a Anvisa está reforçando as inspeções e controles de qualidade nas linhas de produção, além de revisar constantemente as regulamentações aplicáveis. A agência já firmou novas parcerias com empresas para aumentar a segurança dos produtos oferecidos.
Entre as principais ações realizadas pelas autoridades para fortalecer a proteção ao consumidor, destacam-se:
- Auditorias periódicas nas fábricas
- Revisão dos procedimentos internos das empresas
- Atualização constante das regulamentações
Essas iniciativas visam garantir que somente produtos seguros estejam disponíveis no mercado, demonstrando o compromisso contínuo da Anvisa e das empresas com a saúde pública.