• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 31 de julho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Essa prática ancestral está transformando hortas no Brasil

Por Yudi Soares
30/jul/2025
Em Geral
Essa prática ancestral está transformando hortas no Brasil

Jardim - Créditos: depositphotos.com / oocoskun

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A prática de jardinagem lunar envolve alinhar as atividades de plantio, poda e colheita de acordo com os ciclos da lua. Essa técnica, que remonta a tradições ancestrais, sugere que diferentes fases lunares impactam o crescimento e a vitalidade das plantas. Observadores desse método acreditam que a lua, ao influenciar o fluxo das marés, também afeta a umidade do solo, promovendo ou retardando o desenvolvimento vegetal.

De acordo com esses princípios, a lua nova marca um período de repouso e introspecção, ideal para planejar o futuro cultivo e preparar o solo. À medida que a lua avança para a fase crescente, o momento é propício para semear plantas que crescem acima do solo, como folhas verdes e hortaliças. Essa fase é associada a um aumento na energia vital das plantas, contribuindo para um crescimento vigoroso.

Essa prática ancestral está transformando hortas no Brasil
Fases da lua – Créditos: depositphotos.com / Kagenmi

Como a lua influencia o plantio?

Durante o ciclo lunar, as diferentes fases podem ser aproveitadas para otimizar o desenvolvimento das plantas. Na fase de lua cheia, acredita-se que a gravidade exerce uma influência mais forte sobre a terra, potencializando a absorção de nutrientes. Essa é uma fase vantajosa para o plantio de frutas e colheitas que precisam acumular energia no interior, como abóboras e tomates.

Leia Também

Não jogue fora: veja por que a água do cozimento dos ovos pode ser um verdadeiro tesouro na sua casa

Por que os perfumes da Granado se destacam no mercado?

Thaís Inácia, Advogada Trabalhista: “Trabalhador, você pode perder dinheiro se não fazer isso, principalmente em demissão”

O estágio de lua minguante é, por outro lado, apropriado para o plantio de raízes e tubérculos, onde o crescimento subterrâneo é beneficiado pela atração gravitacional que favorece o movimento dos fluidos em direção ao solo. Exemplos de plantas recomendadas para este período incluem batatas e cenouras.

Essa prática ancestral está transformando hortas no Brasil
Alface – Créditos: depositphotos.com / steafpong

Quais são os benefícios de seguir as fases lunares no cultivo?

Praticantes da jardinagem lunar citam diversos benefícios ao alinhar suas atividades de cultivo com o calendário lunar. Entre eles, está a promoção de uma maior produtividade, tanto em termos de qualidade quanto em quantidade. O sincronismo com as energias naturais é visto como uma forma de harmonizar o crescimento das plantas com o meio ambiente, levando a resultados mais saudáveis e sustentáveis.

  • Lua nova: foco na preparação do solo e planejamento. É também um período favorável para cuidados extras com as plantas, como adubação e controle de pragas.
  • Lua crescente: recomendada para o plantio de vegetais que crescem acima do solo.
  • Lua cheia: ideal para semear frutas e hortaliças que precisam de mais energia.
  • Lua minguante: indicada para plantar raízes e tubérculos.
@gilcilandesouza

veja a Lua correta pra cada Plantio.

♬ som original – GIL SOUZA OFC

Como aplicar a jardinagem lunar em casa?

Implementar a jardinagem lunar não requer equipamentos caros ou complexos. Comece por consultar um calendário lunar específico para jardineiros, que detalha as melhores datas para cada tipo de atividade de cultivo. A observação cuidadosa das plantas combinada com a monitoração das fases lunares pode revelar padrões que ajudam a melhorar a prática.

  1. Obtenha um calendário lunar de jardinagem.
  2. Adeque suas atividades às recomendações existentes.
  3. Observe as respostas das plantas ao longo do ciclo lunar.
  4. Ajuste o cuidado das plantas conforme a fase atual da lua.

A jardinagem lunar é verdadeiramente eficaz?

A eficácia da jardinagem lunar ainda suscita debates entre jardineiros e cientistas. Embora não haja consenso científico amplo que valide totalmente os efeitos da lua sobre o crescimento das plantas, muitos cultivadores relatam resultados positivos ao seguir essas práticas tradicionais. A jardinagem lunar continua a atrair aqueles que buscam métodos mais naturais e holísticos de cultivo, valorizando a conexão íntima entre a terra e os ciclos cósmicos.

Parece meio esotérico, mas é pura física: a lua, assim como o sol, pode ter forte influência em como a sua planta vai crescer e se desenvolver. Os antigos já sabiam intuitivamente, mas, desde a década de 1970, diversos estudos tentam comprovar cientificamente o fenômeno no campo da agricultura. A força gravitacional da lua tem forte impacto sobre a Terra, principalmente nos líquidos – como as marés dos oceanos, que sobem e descem conforme o período lunar. Isso traz consequências também para as vegetações.

“As diferentes fases têm influência na quantidade de seiva que percorre no caule das plantas. A lua também reflete a luz solar e, mesmo sendo um corpo opaco e com dimensão menor que a Terra, essa luminosidade interfere no processo de germinação das sementes”, explica o engenheiro-agrônomo e paisagista Mauro Contesini.

Quais são as fases da lua e como elas influenciam no cultivo?

Algumas fases da lua são mais favoráveis para o cultivo de hortas e plantas em geral. As quatro fases principais da lua – nova, crescente, cheia e minguante – podem ajudar ou atrapalhar as hortas e plantas, principalmente as que estão em áreas externas. “As que ficam dentro de casa também são influenciadas pelos diferentes períodos, porém, por estarem em uma área interna, não recebem a incidência da luz direta da lua, o que seria muito favorável para o seu desenvolvimento”, destaca Mauro. Veja abaixo como cada fase impacta nas vegetações e o que fazer nos diferentes períodos.

  • Lua Crescente: Neste período, por não haver um alinhamento entre o sol e a lua, há uma maior interferência do satélite sobre a Terra, aumentando a quantidade de seiva nos ramos e caules. É uma boa época para o plantio e o replantio de espécies. A fase também é favorável para a colheita de plantas que fornecem óleos essenciais. “Ocorre um maior desenvolvimento das partes aéreas na lua crescente, sendo a oportunidade para plantar berinjela, abóbora, vagem, tomate, pimentão, jiló, quiabo, cereais, feijão, pepino, milho, arroz, frutíferas e legumes”, fala o engenheiro-agrônomo.
  • Lua Cheia: É a fase em que a lua mais interfere na Terra, pois há uma maior incidência de luz emitida pelo satélite. A forte luminosidade gera grande concentração de seiva na parte apical das plantas – ramos centrais e superiores, que levam a um crescimento “para cima”. “Isso favorece ramos e folhas, além de deixar frutos com maior quantidade de líquidos”, conta Mauro. É um ótimo período para o plantio em geral, em especial de flores e hortaliças. A poda na lua cheia deve ser evitada, uma vez que é o momento em que a seiva fica mais concentrada nos galhos e nas folhagens.
  • Lua Minguante: Este é um momento mais tranquilo para os amantes da jardinagem, pois é o período de menor interferência da lua sobre a Terra. “O interessante é que na lua minguante a seiva se desloca em sentido contrário às demais fases, favorecendo o crescimento de raízes”, conta o engenheiro-agrônomo. Por essa característica, é uma ótima fase para o plantio de bulbos, a realização de podas e a adubação, pois as plantas têm maior facilidade de absorver os nutrientes. É a época ideal para o cultivo de cenoura, mandioca, beterraba, cará, rabanete, inhame e mandioca, e também para o corte de bambu e madeiras em geral.
  • Lua Nova: Neste período, a gravidade da lua é maior e o fluxo de seiva desce e se concentra na raiz. Por isso, de acordo com Mauro, é comum que as sementes plantadas em dois ou três dias antes da chegada desta fase se desenvolvam bem e tenham alta produtividade, devido a esse “empurrãozinho”. A lua nova também é um período muito favorável para cuidados extras com as vegetações, principalmente na parte de adubação e podas, já que a menor circulação de seiva tende a deixá-las mais fracas. “Neste período, as plantas estão mais susceptíveis ao ataque de pragas devido à baixa imunidade”, pontua o especialista.

Durante séculos, agricultores têm usado as fases da lua como um indicador para o plantio e a colheita de certas culturas. Enquanto alguns acreditam que essas fases influenciam a atividade agrícola, outros acreditam que tudo não passa de um mito popular. É importante notar que a eficácia da jardinagem lunar é um tema de debate e ainda não há consenso científico sobre sua validade. Enquanto muitos agricultores relatam sucesso ao seguir essas práticas, a falta de evidências científicas robustas deixa a prática no campo das tradições culturais e crenças pessoais.

Qual é a verdadeira natureza da relação entre as fases da lua e a agricultura?

O que são as fases da lua? Antes de explorar a relação entre as fases da lua e a agricultura, é importante entender o que são essas fases e como elas funcionam. A lua é um astro que não tem luz própria, refletindo a luz que recebe do sol. Além disso, ela leva cerca de 29,5 dias para dar uma volta completa na Terra. Durante esse período, as formas com que essa luz refletida é vista do planeta, devido à sombra da Terra, forma oito formas diferentes. São essas formas que são conhecidas como as fases da lua.

No entanto, apesar de serem oito fases da lua, em geral apenas quatro são referidas como as principais: Nova; Crescente; Cheia; E minguante. A lua nova ocorre quando a face da lua que está voltada para a Terra não reflete a luz do sol, enquanto a lua cheia ocorre quando a face da lua é iluminada completamente pelo sol. Já a lua crescente e a minguante ocorrem entre essas duas fases.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Os segredos ocultos e imperdíveis que você precisa explorar imediatamente!

PRÓXIMO

Vulcão entra em erupção após forte terremoto na Rússia e assusta moradores

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se