• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 28 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Bolsonaro pede indulto para envolvidos nos atos de 8 de Janeiro: “Perdoa esse pessoal, Lula”

Por Livia Andrade
29/dez/2024
Em Geral
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Créditos: depositphotos.com / celsopupo.

O ex-presidente Jair Bolsonaro expressou seu descontentamento em relação às sentenças proferidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), direcionadas aos participantes dos atos de 8 de janeiro. Para Bolsonaro, a consequência mais severa dessas decisões é o afastamento das famílias dos condenados. Ele destacou que mais de 100 pessoas foram sentenciadas a penas que variam de 14 a 17 anos de prisão em presídios federais pelo país.

Segundo o ex-presidente, a maior dificuldade enfrentada pelos condenados é a distância de seus entes queridos. “Temos cerca de 100 pessoas condenadas a penas de 14 a 17 anos de cadeia, em presídios federais no Brasil. A pior sentença foi afastá-las dos seus filhos. O que mantém essas pessoas vivas é a vontade de voltar a abraçá-los,” declarou o ex-presidente.

Leia Também

Dicas essencial para evitar queda de cabelo feminina aos 40 anos

Eclipse raro que ocorre a cada 10 mil anos já tem data definida

Nova tecnologia de radar nas ruas já está multando motoristas brasileiros!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

Qual a posição de Bolsonaro em relação ao indulto natalino?

Bolsonaro também comentou o decreto de indulto natalino anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última segunda-feira (23), que anistiou determinados grupos de criminosos, mas não incluiu os presos do 8 de janeiro. “Não botou ninguém do 8 de janeiro. Todo mundo sabe, salvo algumas poucas pessoas que querem forçar a barra, que ninguém tentou dar um golpe. O próprio ministro da Defesa disse: um golpe tem que ter um líder, tem que ter as Forças Armadas, tem que ter algo mais.”

Durante uma entrevista à rádio AuriVerde Brasil, Bolsonaro argumentou que os atos não poderiam ser caracterizados como uma tentativa de golpe. Ele enfatizou que, de acordo com declarações do ex-ministro da Defesa, um golpe precisaria de um líder claro e do apoio das Forças Armadas, entre outros elementos essenciais. “Não é alguém escrever no computador dele um plano mirabolante que isso vira um golpe. É como escrever um livro de ficção. Que golpe é esse? Vamos sequestrar e envenenar? Que loucura é essa?”

Há indícios de que os atos de 8 de janeiro representam uma tentativa de golpe?

Bolsonaro utilizou declarações anteriores de figuras como o ex-vice-presidente Hamilton Mourão para defender sua posição. Ele questionou a lógica por trás do enquadramento dos atos como uma tentativa de golpe e comparou as acusações a um “livro de ficção”. Em sua perspectiva, a caracterização dos eventos como um golpe não seria sustentada por ações concretas de insurreição.

O ex-presidente ainda fez um apelo direto ao atual chefe de Estado, pedindo que os condenados pelos atos de 8 de janeiro fossem perdoados. Por fim, Bolsonaro apelou diretamente ao presidente Lula: “Perdoa esse pessoal, Lula.” Apesar de sua solicitação, a decisão final sobre o indulto cabe ao presidente em exercício e está envolta em intensos debates políticos.

Impacto das condenações na polarização política do país

As condenações e as subsequentes críticas feitas por Bolsonaro refletem a polarização política que permeia o Brasil atualmente. O debate judicial sobre os atos de 8 de janeiro continua a causar divisões acentuadas entre diferentes grupos políticos e sociais, levantando questões sobre a aplicação da justiça e os limites das manifestações políticas.

Enquanto o tema se desdobra em discussões sociais e políticas, a sociedade brasileira observa atentamente as implicações das decisões judiciais em relação a esses eventos. O caso simboliza uma das muitas complexidades enfrentadas pelo Brasil em seu cenário político contemporâneo.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Raul Gil encerra sua jornada no SBT: A despedida de um ícone da televisão

PRÓXIMO

Aumento no salário dos aposentados: Quando será creditado o reajuste?

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se