O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central tem sido explorado por golpistas que buscam tirar proveito de cidadãos desavisados. Embora o sistema tenha sido criado para ajudar as pessoas a recuperar valores esquecidos em bancos, a plataforma está temporariamente fora do ar desde abril de 2022. Os criminosos, contudo, continuam a usar a situação como uma oportunidade para aplicar fraudes.
Esses golpistas estão se organizando principalmente através de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, usando falsos argumentos para atrair suas vítimas. Eles alegam que há dinheiro não reivindicado aguardando resgate e usam detalhes específicos para tornar a fraude mais convincente.
Qual é a Estratégia dos Golpistas?
Uma das principais táticas empregadas pelos golpistas envolve enviar mensagens informando sobre valores consideráveis que supostamente estão disponíveis para retirada. Para adicionar um toque de legitimidade, eles utilizam elementos visuais que imitam as comunicações do Banco Central, o que pode facilmente enganar os menos atentos.
Os criminosos prometem uma liberação rápida de dinheiro através do Pix, mas primeiro a vítima precisa seguir um link fornecido. Esse link é usado para roubar informações pessoais valiosas, que podem ser exploradas para diversas atividades fraudulentas, como roubo de identidade ou transações financeiras não autorizadas.
Como Proteger-se de Ameaças Relacionadas ao SVR?
O Banco Central aconselha a população a desconfiar de qualquer mensagem que traga links para acessar supostos valores a receber. A instituição esclarece que não solicita informações pessoais ou financeiras por meio de qualquer mensagem ou notificação eletrônica.
É importante não clicar em links de procedência duvidosa recebidos por mensagens ou e-mail. Confirme sempre a validade das informações através do site oficial, que, quando ativo, é o único meio seguro de verificar valores: https://valoresareceber.bcb.gov.br/.
Como Evitar Ser Alvo de Novos Tipos de Golpe?
Estar ciente dos métodos utilizados em fraudes pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis e manter a segurança dos seus dados.
- Verifique a autenticidade das mensagens antes de tomar qualquer decisão baseada nelas.
- Mantenha os programas de segurança do seu dispositivo atualizados para evitar vulnerabilidades.
- Se uma mensagem exigir pressa para compartilhar informações pessoais, encare com suspeita.
Infomações são poderosas aliadas na proteção contra fraudes. Compreender os perigos e educar-se sobre medidas de segurança pode fazer toda a diferença na capacidade de reconhecer sinais de alerta e agir, assim, de maneira preventiva.