Os carros de passeio continuam sendo uma paixão mundial, e na Europa não é diferente. Em 2023, vários modelos se destacaram nas vendas, mostrando que inovação, tecnologia e eficiência são fatores decisivos na hora da escolha dos consumidores. Vamos explorar os 10 carros mais vendidos no continente europeu este ano.
A lista inclui diversos estilos e marcas, desde SUVs compactos até hatchbacks clássicos, todos oferecendo algo especial para atrair os consumidores. Conheça um pouco mais sobre cada um desses modelos e descubra o que os torna tão populares. Conheça também os 10 carros mais econômicos para 2025.
1. Volkswagen T-ROC
Lançado em 2017, o T-Roc é o menor dos SUVs médios da Volkswagen à venda na Europa. Pode ser equipado com três opções de motor turbo a gasolina – 1.0 de três cilindros com 110 cv, 1.5 de 150 cv e 2.0 de 190 cv – e duas a diesel, sendo o mesmo 2.0 turbo diesel com variações de 115 e 150 cv. A transmissão pode ser: manual de seis marchas e DSG de sete marchas, 4×2 e 4×4.
2. Volkswagen Golf
Na oitava geração, o Golf faz muito sucesso mesmo tendo o fogo amigo do ID.3 elétrico na mesma faixa de preço. A favor, ele possui uma extensa gama de versões, que vai de hatch a perua, incluindo diversas configurações como as esportivas GTI e GTD (diesel).
3. Dacia Sandero
A Dacia, em conjunto com a Renault, lançou seu hatch compacto em 2007. Na sua terceira geração (desde 2020), é um dos carros mais baratos da Europa, concorrendo com VW Polo e Renault Clio, que são mais equipados e custam mais caro.
4. Renault Clio
O Clio chegou à sua quinta geração em 2019 e recentemente recebeu um facelift. Construído sobre uma plataforma compartilhada com a Nissan, o Clio é primo do Juke. São duas motorizações: o 1.0 Turbo ou E-Tech 145 híbrido de 1.6.
5. Skoda Octavia
Com fama de oferecer boa relação custo/benefício, a Skoda, marca tcheca do Grupo VW, utiliza a plataforma do VW Golf e oferece o Octavia na versão sedã e perua. Há modelos equipados com motores 1.5 turbo de câmbio manual e híbridos leves com automático DSG de sete velocidades.
6. Peugeot 2008
O SUV compacto é oferecido em diversas versões de acabamento e motor turbo a gasolina de 1.2 com duas configurações: 99 cv e câmbio manual de seis velocidades, e 128 cv e opção de câmbio automático. A linha fica completa com mais outras duas versões: híbrida e 100% elétrica.
7. Peugeot 208
Compartilha a plataforma com o SUV compacto 2008 e o Vauxhall Corsa, ambos bem colocados neste ranking. Em 2024, recebeu um facelift. Conta versões de motorização iguais às do 2008, sendo 1.2 turbo (duas versões), versão híbrida plug-in e uma totalmente elétrica, o e-208.
8. Vauxhall Corsa
A Vauxhall pertence à Stellantis, junto com a Opel, e fabrica o Corsa sobre a famosa plataforma CMP. Além das versões a gasolina, há uma elétrica pura, não por acaso, com a mesma tecnologia utilizada no Peugeot e-208.
9. Citroën C3
Olha aí a Stellantis de novo. Considerado um autêntico city car na Europa, o C3 é equipado com motor 1.2 turbo de 99 cv (o mesmo que Peugeot 208 e 2008 utilizam) e câmbio de seis marchas manual. Uma versão híbrida está nos planos da marca.
10. Toyota Yaris Cross
O SUV compacto da Toyota, que será lançado no Brasil em 2025, usa a plataforma TNGA, a mesma do Corolla. São duas versões com a mesma motorização híbrida, mas configurações de potência combinada diferentes: 116 cv e 132 cv.
A diversidade de modelos e marcas reflete a riqueza do mercado europeu e a variedade de preferências dos consumidores. Se você está pensando em adquirir um novo carro, considere avaliar esses modelos que se destacaram nas vendas de 2023.