O ano é 2008. O Hyundai Veracruz chega para completar uma linha de SUVs com Tucson e Santa Fe. Era consideravelmente maior, com sete lugares e motor V6 3.8 de 270 cv. Após 16 anos, a linhagem continua no Brasil com o lançamento do Hyundai Palisade, ainda maior e mais requintado. E o elo entre eles é o motor.
Hoje, o motor V6 3.8 Lambda continua aspirado, mas tem injeção direta e 295 cv, ainda que mantenha o torque de 36,2 kgfm. As melhores evoluções estão na transmissão, com câmbio de oito marchas e tração integral, substituindo o antigo automático de seis marchas e a tração 4×4 part-time, que só funcionava até 30 km/h.
Quais são as novidades no Hyundai Palisade?
Entre 2012 e 2018, a Hyundai tentou explorar o segmento dos SUVs grandes de sete lugares com o Grand Santa Fe. Contudo, a grande aposta agora é o Palisade, que é o maior Hyundai já feito com dimensões impressionantes: 4,99 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos, além de 1,75 m de altura e 1,97 m de largura.
Design e espaço interno
O design do Palisade é alinhado com o do novo Hyundai Creta 2025. Seus faróis, com assinatura de leds, estão mais próximos dos para-lamas, enquanto os três blocos de leds, que respondem pelo facho dos faróis, estão disfarçados de grade, próximo ao capô. Essa verticalização se repete nas lanternas traseiras, que ganham volume graças ao aplique prateado na tampa do porta-malas.
Por que o Hyundai Palisade é ideal para famílias?
O Hyundai Palisade vem na versão Signature com oito lugares e opção de interior cinza claro ou preto, por R$ 449.990. A terceira fila tem espaço acima da média, mas o acesso é facilitado pelo comando eletro-mecânico de rebatimento da segunda fila, que possui ajustes elétricos para negociar o espaço.
Conforto e tecnologia
No interior, o conforto é maximizado com saídas de ar-condicionado no teto, uma porta USB-C de cada lado e um amplo teto solar para os bancos traseiros. Na frente, o console central largo e elevado é estratégico para agradar aos EUA, com botões práticos para som, ar-condicionado, seletor de tração e modos de condução.
Quais são os diferenciais técnicos?
- Motor: gasolina, dianteiro, transversal, V6, 24V, DOHC, 3.778 cm³, 295 cv a 6.000 rpm, 36,2 kgfm a 5.200 rpm
- Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
- Consumo: Cidade, 7,3 km/l; Estrada, 9,9 km/l
- Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
- Freios: disco ventilado (dianteiro), sólido (traseiro)
- Dimensões: 499,5 cm de comprimento; 197,5 cm de largura; 175 cm de altura; 290 cm de entre-eixos
- Porta-malas: 311/704 litros
- Peso: 2.036 kg
Na dinâmica, o Hyundai Palisade oferece um comportamento que prioriza o conforto, permitindo certa inclinação da carroceria nas curvas para não exigir muito dos passageiros. A tração integral aumenta a tolerância do carro a curvas mais rápidas, enquanto os controles eletrônicos estão sempre atentos aos maiores exageros. Com o motor V6 3.8, ele se destaca em velocidades constantes, mas também se defende bem nas acelerações, com zero a 100 km/h em 7,7 segundos.