A Volvo adiantou grandes novidades para o setor automobilístico, focando no seu plano de eletrificação total até 2030. Entre os lançamentos mais esperados está o Volvo EX60, cujo lançamento está programado para 2026, e o sedã ES90, que também está a caminho.
Mesmo com a meta de ter somente carros elétricos em 2030, o XC60 híbrido seguirá em produção até 2040. O EX90, que já está disponível nas lojas após um atraso devido a problemas de software, foi o preâmbulo para as novidades que a marca sueca está planejando. A espera pelos novos modelos promete ser compensada com tecnologias avançadas e uma nova plataforma inovadora.
Volvo EX60: o futuro dos SUVs
O Volvo EX60 é o próximo grande lançamento da marca e será o primeiro carro a utilizar a nova plataforma SPA3. Essa plataforma é uma evolução da arquitetura SPA2, usada no EX90, com avanços significativos em termos de mecânica e software.
Segundo Anders Bell, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo, “é um grande passo de uma perspectiva mecânica, mas de uma perspectiva de software de eletrônicos, é uma clara evolução. Todo o trabalho que estamos colocando no EX90 será aplicado diretamente também para os carros construídos na SPA3”. A nova plataforma é desenhada para ser muito mais escalável, tanto em tamanho quanto em preço.
Como a plataforma SPA3 mudará a Volvo?
A SPA3 é caracterizada por sua modularidade, podendo ser utilizada em uma variedade de modelos, desde o pequeno EX30 até o enorme EX90. Esta flexibilidade é essencial para a Volvo, pois facilita a adaptação da tecnologia básica em diversos segmentos.
Um dos aspectos mais inovadores da SPA3 é a utilização de “mega fundição”, um método que permite a produção de várias partes da plataforma em um único molde. Este processo reduz significativamente a quantidade de peças necessárias, diminui pontos de solda e contribui para a redução do peso do veículo.
- 100 peças a menos no assoalho
- 84% menos pontos de solda
- 50% menor em peso
O que esperar do Volvo ES90?
O Volvo ES90, a versão elétrica do sedã S90, está programado para sua estreia em março de 2025. Este sedã compartilhará muitos recursos com o EX90 mas será adaptado para um design mais esguio e elegante. O ES90 promete complementar a linha de elétricos da Volvo com um toque de estilo e sofisticação.
O ES90 já aparece no site da Volvo na Suécia e ganhou um teaser que exibe suas linhas aerodinâmicas, janelas pequenas e maçanetas retráteis. Com um teto alongado e uma traseira arredondada, este modelo poderá ser o último a utilizar a plataforma SP2, a menos que a Volvo decida lançar uma perua EV90 ainda em 2025.
Por que o XC60 híbrido continuará em produção?
Embora a Volvo esteja se movendo rapidamente em direção a uma linha totalmente elétrica, o XC60 híbrido continuará em produção até 2040. Vice-CEO da Volvo, Björn Annwall, explicou a importância de manter este modelo ativo: “Eu chamaria o XC60 de coração do portfólio de modelos da Volvo; é nosso carro mais vendido. Muitas pessoas estão esperando ansiosamente uma versão totalmente elétrica.”
O EX60 não retirará o XC60 da linha; em vez disso, o utilitário receberá uma reestilização para permanecer relevante. A nova versão híbrida plug-in será lançada para continuar a servir uma base de clientes que ainda não fez a transição completa para os veículos elétricos.
Fique atento para mais atualizações sobre os próximos lançamentos da Volvo e como essas novidades contribuirão para um futuro mais sustentável e inovador no mercado automotivo.