Créditos: depositphotos.com / neneosan
Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão da rede social X no Brasil, o impacto tem sido sentido de várias formas. Maior país católico do mundo, o Brasil vê seus fiéis privados de uma importante fonte de comunicação: as mensagens do Papa Francisco. Esta semana, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) trouxe este fato à tona.
“O Papa Francisco usa o X para se comunicar com os fiéis. Aqui no Brasil, os brasileiros estão proibidos de receber suas mensagens”, destacou Moro em sua rede social. Como muitos, o senador recorre a serviços de VPN para contornar o bloqueio e acessar a rede social, o que, conforme decretado, pode gerar multas significativas.
Impacto da suspensão da rede social X
A decisão de Alexandre de Moraes, ministro do STF, que estabeleceu uma multa de 50 mil reais diários por uso de VPN para acessar a rede social X, foi reafirmada pela Primeira Turma do STF. Isso elevou as preocupações quanto à liberdade de comunicação, sobretudo relativas às mensagens do Papa Francisco.
Durante o segundo dia de bloqueio, em 1º de setembro, o Papa ainda conseguiu enviar mensagens de apoio ao Brasil. A tragédia no Santuário do Morro da Conceição, em Recife, que resultou em mortes e feridos, foi alvo de suas orações. A suspensão, no entanto, tem dificultado o acesso a tais mensagens para os católicos brasileiros.
Qual a extensão dessa proibição para os católicos?
O Papa Francisco também comentava conflitos globais na mesma data. Ele discutiu as crises em Gaza e Ucrânia, com mensagens que reforçam a paz e a solidariedade:
- Na Palestina e em Israel, ele pediu por paz, dando relevância à convivência de diferentes religiões em Jerusalém.
- Referindo-se à Ucrânia, afirmou sua solidariedade com o povo sofrido pelos constantes ataques às infraestruturas energéticas.
Essas palavras de consolo e esperança ficaram ofuscadas pelo bloqueio da rede social X no Brasil, prejudicando milhões de católicos que seguem de perto os ensinamentos do Papa Francisco.
O que esperar da decisão do ministro Nunes Marques?
O ministro Kassio Nunes Marques, em suas recentes deliberações, indicou que pretende levar o caso da suspensão da rede social ao plenário do STF, solicitando pareceres de órgãos relevantes. A dúvida que permanece é como será feito esse julgamento, se em ambiente virtual ou presencial.
Espera-se que o julgamento em plenário possa receber maior escrutínio público, dado que os julgamentos são transmitidos pela TV Justiça. Marques destaca a importância do tema, tratando-o como de alta repercussão para a ordem pública e social, justificando assim sua convocação ao plenário.
Se o caso for levado ao plenário, a decisão final será moldada pela visão coletiva dos ministros, reduzindo a possibilidade de uma decisão unilateral. Até o momento, a expectativa é que a maioria dos ministros mantenha a suspensão da rede social X.
Portanto, enquanto a situação não se estabiliza, milhões de brasileiros permanecerão desconectados das mensagens que o Papa Francisco envia através da rede social X, gerando um vazio na comunicação religiosa de muitas pessoas.