Talvez você já tenha visto alguns vídeos que estão viralizando nas redes sociais mostrando esportistas profissionais em aulas de pilates. Nomes como o surfista Gabriel Medina, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo e o tenista Novak Djokovic são alguns exemplos.
Mesmo que o pilates tenha sido categorizado no passado como uma prática fácil feita principalmente por mulheres, ao trabalhar flexibilidade, tônus muscular e equilíbrio, o método criado por Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial atualmente tem sido recomendado como complemento para esportistas que visam melhorar performance e evitar lesões.
Esse fato, porém, é só um detalhe de um revival que o pilates ganhou nesses últimos anos. Esqueça aquela vibe de reabilitação corporal em ambiente hospitalar. Agora, os estúdios de bairro abrem alas a lugares gramáveis, com aulas dinâmicas que trabalham também condicionamento físico, consciência corporal e até mesmo queima de gordura.
Academias Apostam em Pilates Modernizado
Um dos maiores grupos de academias do Brasil, a Bio Ritmo, repaginou a oferta da modalidade. Inaugurado em janeiro na Rua dos Pinheiros, o One Pilates é a unidade-piloto criada por eles para surfar a onda desse retorno.
“Nossa inspiração veio dos estúdios de Reformer Pilates [versão feita sobre a cama deslizante com molas] como o Solidcore, que estão crescendo bastante nos Estados Unidos. Percebemos que a demanda mundial está aumentando e o mercado de pilates no país é fragmentado e informal, o que não satisfaz as necessidades de clientes high end que buscam uma experiência única e diferente de treino, em um ambiente elegante e sofisticado”, explica a head dos estúdios da rede, Carolina Corona.
Por enquanto, são três tipos de aulas, que duram em média 50 minutos cada: uma focada em alinhamento postural, fortalecimento e flexibilidade do corpo; outra que combina respiração e tônus das pernas, glúteos e abdome; e a que une o pilates com exercícios cardiovasculares para aumentar a frequência cardíaca e queimar mais calorias.
O Que Tem Mudado na Prática do Pilates?
Entre as habitués do estúdio, a fashionista Rafaela Zambello é um bom exemplo da próxima mudança acontecendo na modalidade. “Busquei o pilates para completar minha rotina de treinos, que já era bem intensa com musculação e corrida. Eu sentia meu corpo quase ‘encurtado’, tinha dores na lombar. Seis meses depois – praticando duas vezes por semana –, já percebo uma baita melhora na postura e como consigo ativar músculos que eu nem lembrava que existiam.”
Outro exemplo é a aluna Marina Pumar, que é triatleta. Ela revela que o pilates auxilia no fortalecimento do core, desenvolve agilidade e flexibilidade, melhora o foco, acelera a recuperação muscular, diminui o estresse e trabalha o equilíbrio. “Como triatleta, procuro praticar pilates ao menos uma vez por semana, pois é o complemento ideal para a minha rotina de treinos”, revela ela, que descobriu o Reformer em Paris, em 2022.
Agora, já que opções não faltam, que tal dar uma chance a essa nova era do pilates?
Principais Benefícios do Pilates para Esportistas
- Melhora da Flexibilidade
- Tônus Muscular
- Equilíbrio Corporal
- Prevenção de Lesões
- Consciência Corporal