A partir de 2024, uma nova regulamentação permitirá que famílias brasileiras acumulem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, oferecendo um alívio financeiro significativo para muitos lares. Entenda a seguir como essa mudança impacta os beneficiários e quais os passos necessários para garantir esses direitos.
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é a ferramenta indispensável para acessar diversos benefícios sociais. Esta inovação, que libera o acúmulo do BPC e Bolsa Família, visa melhorar a condição de vida das famílias de baixa renda. Vamos descobrir como realizar a inscrição e aproveitar ao máximo esses benefícios.
Como realizar a inscrição no CadÚnico
Para iniciar a inscrição no CadÚnico, a renda mensal por pessoa da família não deve ultrapassar meio salário-mínimo, estabelecido em R$ 706,00 em 2024. Calcule somando todas as rendas familiares e dividindo pelo número de membros.
- O responsável pela família (maior de 18 anos) deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
- É necessário apresentar um documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF ou título de eleitor e comprovante de residência ou de moradia;
Além dos documentos do responsável, é obrigatório fornecer ao menos um documento de outros membros da família, como:
- CPF;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Carteira de identidade;
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor.
O que mudou para acumular BPC e Bolsa Família?
Desde maio de 2024, o valor recebido pelo BPC não é mais contabilizado na renda familiar para os cálculos do Bolsa Família. Isto permite que um mesmo grupo familiar possa receber ambos os benefícios ao mesmo tempo, melhorando o suporte financeiro oferecido.
Anteriormente, o recebimento do BPC poderia desqualificar a família para o Bolsa Família, devido ao impacto no cálculo da renda. Com o novo regulamento, essa barreira foi removida, facilitando a obtenção de apoio financeiro para mais famílias.
Quais são os requisitos para receber BPC e Bolsa Família?
Após fazer a inscrição no CadÚnico, é essencial atender aos requisitos específicos para cada benefício. Aqui estão os critérios detalhados:
Requisitos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Para Idosos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter 65 anos ou mais;
- Renda familiar per capita inferior a ¼ do salário mínimo.
- Para Pessoas com Deficiência:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Renda familiar per capita inferior a ¼ do salário mínimo;
- Comprovar a deficiência com documentação médica.
O benefício BPC é administrado pelo INSS, e não exige contribuição prévia à Previdência Social.
Requisitos para o Bolsa Família
- Ter renda mensal por pessoa de até R$ 218 (indicando situação de pobreza).
Quando o BPC não pode ser acumulado?
Embora a nova regulamentação permita o acúmulo com o Bolsa Família, o BPC não pode ser acumulado com outros benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, e auxílio-maternidade. Também não é possível combiná-lo com o seguro-desemprego.
Importante frisar que não é necessário pagar intermediários para solicitar o BPC ou o Bolsa Família. Qualquer pessoa que se oferecer para realizar esses serviços mediante pagamento está atuando ilegalmente.
Para mais atualizações sobre esses e outros benefícios sociais, siga-nos no Google Notícias e fique sempre bem informado.