O calor e a baixa umidade do ar devem continuar em Belo Horizonte neste domingo, 8 de setembro de 2024. Segundo a Defesa Civil da capital, as temperaturas devem variar entre 16°C e 33°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 15% à tarde. A previsão é de céu claro, sem chance de chuva.
Nas demais cidades de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as temperaturas oscilem entre 7ºC e 38ºC. As regiões de Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce terão céu claro a parcialmente nublado. Entretanto, nas outras áreas, o céu permanecerá claro com névoa seca, agravando a sensação de calor.
Tempo seco e quente em BH
Belo Horizonte teve, na última semana, os dois dias mais quentes do ano. Na terça-feira, 3 de setembro de 2024, e na quinta-feira, 5 de setembro de 2024, os termômetros marcaram 34,4ºC. Os moradores da capital têm sofrido com a má qualidade do ar, considerada uma das piores do mundo.
Por que o ar está tão poluído em Belo Horizonte?
Na quarta-feira, 4 de setembro de 2024, a plataforma de monitoramento da qualidade do ar IQAir classificou Belo Horizonte entre as cidades com a maior poluição atmosférica do globo. Entre 1h e 6h da manhã, o ar respirado pelos belo-horizontinos estava tão poluído quanto o de Pequim, na China, um dos maiores centros industriais do mundo.
Alerta de perigo: calor e baixa umidade em Minas Gerais
No sábado, 7 de setembro de 2024, o Inmet emitiu dois alertas para vários municípios de Minas Gerais. Ao todo, são 370 cidades sob alerta de “Grande Perigo” devido a temperaturas até 5º C acima da média, e outros 424 municípios sob o aviso de “Perigo Potencial” em função dos baixos índices de umidade relativa do ar.
Cidades afetadas
Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e toda a região metropolitana da capital mineira estão nas listas dos dois alertas emitidos pelo Inmet. O alerta de onda de calor deve durar até a próxima quarta-feira, 11 de setembro de 2024. O aviso de baixa umidade prevê taxas entre 30% e 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e problemas de saúde.
- Temperatura: Mínima de 16ºC e máxima de 33ºC em Belo Horizonte.
- Umidade: Mínima de 15% à tarde em Belo Horizonte.
- Céu: Claro em Belo Horizonte e regiões próximas.
- Alerta Especial: “Grande Perigo” e “Perigo Potencial” em várias cidades de Minas Gerais.
Para minimizar os efeitos do calor e da baixa umidade, a Defesa Civil recomenda:
- Beber muita água para se manter hidratado.
- Evitar exposição direta ao sol durante as horas mais quentes do dia.
- Usar roupas leves e de cores claras.
- Manter ambientes bem ventilados e umificados.
- Redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Em suma, o calor intenso e a baixa umidade em Belo Horizonte e outras cidades mineiras exigem atenção e cuidados redobrados. Além dos cuidados citados, é fundamental seguir as orientações da Defesa Civil e do Inmet para enfrentar esses dias críticos com segurança.