Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área próxima ao Parque Nacional de Brasília e se alastrou para dentro da unidade de conservação. O paredão de fumaça pode ser percebido de vários pontos da cidade. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) está no local realizando trabalho de contenção do fogo, que chegou próximo às residências localizadas nas redondezas do parque.
Os bombeiros deram início ao atendimento às 11h20 empenhando 30 militares. Além destes, foram mobilizados 15 brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e cinco brigadistas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A causa do incêndio ainda não foi identificada. De acordo com o ICMBio, a estimativa de área atingida é de 1,2 mil hectares.
Vídeo: reprodução/UOL
Quais são as consequências do incêndio para a população?
Oséas Pacheco, 70 anos, professor, mora há 24 anos na Granja do Torto e relatou ao Correio que já houve incêndio deste porte na região. “Não acontecia há uns quatro anos. Mas já estávamos prevendo que um fogo de grande porte iria vir, porque já havia queimado uma parte do parque”, contou. “O maior problema é o risco do fogo atingir as nossas casas, mas mesmo que não atinja, vamos ter que lidar com as consequências disso por muitos dias. Fumaça e fuligem prejudicam a nossa saúde”, completou.
Como as autoridades estão lidando com o incêndio?
As equipes de bombeiros permanecem no local em busca dos focos do incêndio. A estratégia envolve a utilização de diversos equipamentos de combate ao fogo e a colaboração entre diferentes organizações de brigadistas, o que destaca a importância da cooperação em situações de emergências ambientais.