Créditos: depositphotos.com / Krakenimages.com
Quem nunca colocou o seu amigo canino para cima da cama? Principalmente no frio, quando a dó de deixá-lo no chão aumenta. Porém, uma médica britânica afirma que esta ação pode não ser ideal para a nossa saúde.
Deborah Lee, da Farmácia Online Dr. Fox, explicou que os pelos flutuantes dos cachorros podem desencadear alergias humanas. Além disso, as caspas dos animais, minúsculos flocos de pele deixados pelos bichinhos, podem interferir na respiração se inalados.
Por que é perigoso deixar seu cachorro na cama?
Segundo a especialista, essas partículas são uma causa comum de alergia em crianças e adultos, podendo desencadear rinite alérgica, dermatite, urticária e até sintomas de asma.
“Quando você respira as partículas de caspa de animais em seus pulmões, as células imunológicas do seu corpo reconhecem o antígeno do cão ou gato como uma substância estranha que representa uma ameaça à sua saúde. Como resultado, uma reação inflamatória é iniciada, e um anticorpo chamado IgE é liberado”, explica Deborah Lee.
Quais são os sintomas das alergias e asma causadas por animais?
A histamina, liberada pelas células imunológicas, causa contrações nos músculos lisos, resultando na contração das vias aéreas, o que dificulta a respiração. Entre os principais sintomas da asma estão:
- Tosse
- Chiado
- Sensação de aperto no peito
- Falta de ar
Os perigos das pulgas e bactérias
Outro problema associado a deixar os animais em cima da cama são as pulgas. Esses parasitas podem facilmente passar dos animais para os humanos. Além disso, pesquisas descobriram que impressionantes 86% dos cães e 32% dos gatos são portadores de Enterobacteriaceae, uma família de bactérias que inclui a salmonela, E. coli e shigella, que podem causar gastroenterite em pessoas.
Abraços com seu animal de estimação na cama podem espalhar esses hóspedes indesejados facilmente. Portanto, manter seu bichinho longe de onde você dorme pode ser a chave para evitar essas infecções.
Como prevenir alergias e outros problemas de saúde com o seu pet?
Para garantir a saúde de todos os habitantes da casa, algumas medidas podem ser tomadas:
- Banhos regulares no seu animal de estimação para remover pelos soltos e caspas.
- Utilize aspiradores de pó com filtros HEPA para limpar a casa.
- Mantenha seu pet longe do seu quarto e, se possível, estipule áreas restritas para eles.
- Consultas regulares ao veterinário para prevenir e tratar infestações por pulgas.
- Adote métodos de limpeza higiênica para o pet, seus objetos e o ambiente da casa.
Apesar dos riscos, não se pode negar o amor e a companhia que nossos animais de estimação proporcionam. Contudo, é essencial estar ciente dos riscos envolvidos e tomar as precauções necessárias para manter todos os membros da família, incluindo os peludos, saudáveis e felizes.