Com o crescimento das vendas de carros híbridos no Brasil, é fácil esquecer que ainda existem modelos econômicos sem motor elétrico e baterias. Estes veículos oferecem preços acessíveis na hora da compra e manutenção mais simples e barata. Claro, alguns sacrifícios são necessários, como o tamanho do veículo. Menor peso significa menor consumo de combustível. Vamos explorar alguns dos melhores carros compactos e leves do mercado.
A escolha de veículos mais simples facilita a manutenção. Afinal, quem busca um automóvel que consome pouca gasolina também quer gastar pouco nas revisões. Conheça algumas opções que podem ser interessantes para quem procura economia.
1. Renault Kwid Outsider: economia com estilo
O Renault Kwid Outsider é um excelente exemplo de carro compacto e econômico. O modelo aventureiro oferece boas médias de consumo. Abastecido com etanol, o Kwid faz 10,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Com gasolina, esses números melhoram para 14,9 km/l e 19,4 km/l respectivamente.
O motor 1.0 flex com 70 cv e torque de 9,8 kgfm garante um desempenho decente, com 0 a 100 km/h em 12,2 segundos. A versão Outsider inclui ar-condicionado, direção elétrica, airbags frontais e laterais, vidros dianteiros elétricos, Isofix, desembaçador do vidro traseiro, câmera de ré e sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
2. Ford Ka SE 1.0 2020: ainda uma boa opção?
O Ford Ka 2020 continua sendo uma opção econômica, apesar de a marca ter fechado suas fábricas no Brasil no início de 2021. O modelo vem com um motor 1.0 aspirado de três cilindros que gera 85 cv e 10,7 kgfm de torque. O consumo com etanol é de 9,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, enquanto que com gasolina esses números são 13,3 km/l e 15,6 km/l respectivamente.
Mesmo tendo saído de linha, o Ka permanece popular no mercado de usados graças ao baixo custo de manutenção e bom desempenho no consumo de combustível. O interior espaçoso e a conectividade atraente também são pontos positivos.
3. Fiat Mobi Like 1.0 2020: compacto e funcional
Quando o Fiat Mobi foi lançado em 2016, trouxe promessas de inovação. O modelo 2020, porém, perdeu o motor mais moderno. Abastecido com etanol, o Mobi faz 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Com gasolina, esses números são 12,7 km/l e 14,3 km/l respectivamente.
O Fire Evo de quatro cilindros, com 75 cv e torque de 9,9 kgfm, garante manutenção prática e barata. O Mobi é fácil de manobrar, ideal para o trânsito urbano, e vem com itens básicos como ar-condicionado e direção hidráulica, além de ser uma opção interessante para quem busca economia.
4. Volkswagen Up! Vale a pena investir?
O Volkswagen Up chegou ao Brasil em 2014 e se destacou pelo bom desempenho e segurança. O motor 1.0 de três cilindros entrega uma boa relação entre torque em baixas rotações e consumo de combustível. Com etanol, o modelo faz 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, enquanto que com gasolina esses números são 14,2 km/l e 15,3 km/l respectivamente.
O Up é divertido e ágil na cidade, embora sem muita emoção ao acelerar. A versão TSI com motor turbo de 105 cv é uma opção para quem procura algo mais potente.
5. Renault Logan Zen: economia em um sedan
Fugindo um pouco dos hatches, o Renault Logan é uma boa opção para quem precisa de espaço extra. Abastecido com etanol, faz 9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Com gasolina, os números são 13,2 km/l e 14,1 km/l, respectivamente.
O motor 1.0 de três cilindros gera 82 cv e 10,5 kgfm de torque. A versão Zen inclui airbags laterais, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos. Além disso, conta com sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, banco e volante com ajustes de altura, e sensor de estacionamento.
Esses são apenas alguns exemplos de carros compactos e econômicos que ainda valem a pena no mercado brasileiro. Além de oferecerem baixo consumo de combustível, são veículos que demandam pouca manutenção e são ideais para o dia a dia urbano.
Resumo das Opções de carros compactos econômicos:
- Renault Kwid Outsider: Configuração aventureira com boa economia e conectividade.
- Ford Ka SE 1.0 2020: Ótimo custo-benefício mesmo após saída de linha.
- Fiat Mobi Like 1.0 2020: Manutenção prática com bom consumo urbano.
- Volkswagen Up!: Compacto seguro e com boas opções de desempenho.
- Renault Logan Zen: Espaço extra com economia de sedan compacto.