Créditos: depositphotos.com / WrightStudio
O fato de o iPhone descarregar rápido é uma das queixas mais frequentes entre usuários de celulares da Apple. Esse tipo de problema é mais comum em modelos antigos, cuja saúde da bateria já está comprometida, mas também acontece quando há muitas atividades em segundo plano, como atualização de aplicativos ou o acionamento de notificações. Por sorte, algumas dicas são simples, como reduzir o brilho da tela, devem ter um impacto considerável na duração do celular durante o dia.
É preciso, contudo, ficar atento às condições da bateria, uma vez que, em alguns casos, o melhor a fazer é trocar o componente em uma loja autorizada da Apple para evitar dores de cabeça futuras. A seguir, confira sete dicas para a bateria do seu iPhone que descarrega rápido durar mais.
Verifique a saúde da bateria
Verificar a saúde da bateria do iPhone é a primeira coisa que você tem que fazer ao perceber que o smartphone está descarregando rapidamente. Por padrão, o celular da Apple exibe a porcentagem da bateria nos ajustes, com base no valor inicial. Para conferir, basta acessar “Ajustes”, depois “Bateria” e, por fim, “Saúde da Bateria e Carregamento”. A opção “Capacidade Máxima” deve mostrar quanto a bateria se degradou ao longo do tempo de uso.
Caso a porcentagem da bateria esteja menor do que 80% do valor inicial, pode ser uma boa ideia substituir o componente em uma loja autorizada da Apple. Também é indicado que o item “Capacidade de Desempenho Máximo” seja verificado, pois essa opção mostra se a bateria está com problemas na forma de avisos.
Verifique se o iPhone está carregando corretamente
Verificar as informações de carregamento do iPhone pode ajudar a identificar um possível cabo ou um carregador com problemas. Para verificar essa informação, é preciso acessar os “Ajustes”, “Bateria” e procurar pelo “Gráfico de Nível da Bateria” para ver os intervalos de carregamento e uso do celular.
A interpretação dos dados é bem simples. Durante os intervalos de carregamento, o gráfico deve exibir barras verdes e crescentes, indicando os períodos em que o iPhone carregou. Caso a imagem seja diferente em cor ou as barras continuem descendentes, isso significa um problema com o carregamento.
Ajuste as configurações de tempo de bloqueio da tela
Quanto mais tempo o iPhone fica ativo, com a tela totalmente iluminada, maior é a quantidade de energia gasta. Por isso, uma boa ideia para economizar bateria é diminuir o tempo que o iPhone leva para escurecer a tela quando estiver sem uso. Então, acesse os Ajustes, escolha a opção “Tela e Brilho” e depois “Bloqueio Automático”.
Outro ajuste que pode fazer a diferença é desativar a Tela Sempre Ativa, disponível nos modelos Pro e Pro Max do iPhone 14, iPhone 15 e iPhone 16. Esse recurso mostra informações no display do smartphone, como data e hora e notificações de outros Apps, mesmo quando a tela deveria estar bloqueada.
Reduza o brilho da tela
A tela dos smartphones costuma ser um dos componentes que mais consomem energia. Quanto mais forte o brilho, mais do componente é demandado e, portanto, mais rapidamente a bateria descarrega. Assim, reduzir o brilho do display pode garantir algumas horas a mais de carga no modelo. Para isto, basta acessar os Ajustes e procurar por “Tela e Brilho”.
Outra configuração que pode ser realizada nessa janela é o ajuste do “Brilho Automático.” Deixar essa opção selecionada pode fazer com que o iPhone, de forma involuntária, gaste mais energia, pois o dispositivo interpreta que é necessária uma tela mais brilhante em determinados momentos.
Habilite o modo escuro
O “Modo Escuro” troca o padrão de cores do iPhone para tons de preto e cinza-escuro. Esse modo foi criado como uma alternativa ao modo padrão do celular da Apple, que costuma mesclar tons de cinza-claro com o branco no display. Para habilitar a função, é necessário acessar os Ajustes, depois procurar por “Tela e Brilho” e por fim, em aparência, escolher “Escura”.
A mudança no padrão de cores beneficia principalmente modelos com telas mais modernas, de OLED, devido ao modo de funcionamento desse tipo de painel. Enquanto telas de LCD iluminam toda a tela, independente da cor ou da imagem exibida, as telas de OLED iluminam apenas os pontos necessários para exibir a imagem.
Desative a atualização de apps em segundo plano
Impedir atualizações em segundo plano pode fazer com que o celular fique mais rápido, consuma menos internet e economize mais bateria. Diferentes modelos de iPhone costumam vir configurados para atualização automática. Porém, caso essa configuração esteja prejudicando a bateria do smartphone, ela deve ser alterada.
Para configurar o celular de modo a não permitir as atualizações automáticas em segundo plano, vá em Ajustes, depois em “Geral” e procure por “Atualização em 2º plano”. Nesta aba, é possível ativar ou desativar a funcionalidade.
Limite o número de notificações
É possível limitar o número de notificações no iPhone, seja direto em cada app, ou configurando um resumo de todas as notificações. O ajuste ajuda a economizar bateria, pois reduz o trabalho do celular, seja na emissão de som ou acendendo a tela a cada notificação recebida. Para isso, é preciso acessar os Ajustes e procurar por “Notificações”.
Para que as notificações cheguem na forma de resumo, acesse os Ajustes, e procure por “Notificações”. Em seguida, clique em “Resumo Agendado” e por fim, clique em continuar. Dessa forma, o iPhone exibirá uma opção de agendamento de um horário específico para as notificações.
Se possível, prefira Wi-Fi aos dados móveis
Utilizar o Wi-Fi não só garante conexões mais estáveis e rápidas, mas também pode ser uma boa opção para economizar bateria no iPhone. Enquanto a conexão com redes móveis está constantemente se atualizando, uma vez que, conforme nos locomovemos pela cidade, o celular se conecta a torres diferentes de retransmissão de sinal, o Wi-Fi costuma ser um ponto fixo.
Dar preferência ao Wi-Fi garante que o iPhone poupará energia e impede que o celular perca carga sem necessidade. No entanto, é importante mencionar que existem diferentes tipos de sinal de Wi-Fi. Redes de 2,4 GHz tendem a estar disponíveis com maior frequência e são estáveis mesmo que existam barreiras entre o roteador e o celular, enquanto redes de 5 GHz costumam ser mais rápidas.
Não deixe o iPhone superaquecer
O superaquecimento do iPhone pode ser muito prejudicial para a bateria do celular. Isso porque o componente contém uma janela ideal de temperatura para funcionamento. Assim, é recomendável que o celular da Apple permaneça em ambientes com temperatura de 0 a 35 °C e não passe dos -20 °C e 45 °C.
No caso de superaquecimento do smartphone, algumas funções do iPhone deixam de funcionar, fazendo o dispositivo agir de forma involuntária, como escurecendo a tela e carregando a bateria de forma lenta. Portanto, tomar este tipo de medida em antecipação ajuda a fazer com que o celular seja resfriado e fique pronto para uso.
“`