Imagem: Scott Mackey via Ships Monthly
O Odyssey, um luxuoso navio de cruzeiro da Villa Vie Residences, deveria ter iniciado sua monumental viagem ao redor do mundo em 30 de maio. No entanto, o que era para ser uma jornada de três anos e meio se transformou em uma espera interminável no estaleiro de Belfast, na Irlanda do Norte. A embarcação, anteriormente conhecida como Braemar, foi comprada da Fred Olsen Cruise Lines em dezembro do ano passado e rebatizada pela Villa Vie.
Com mais de 30 anos de idade, o Odyssey estava programado para visitar 147 países ao longo de 1.301 dias, tocando todos os sete continentes e incluindo destinos como França, EUA, Japão e até mesmo o Brasil. O itinerário brasileiro está programado para fevereiro de 2025, com diversas paradas que provavelmente sofrerão atrasos significativos.
Problemas Técnicos Atrasam Cruzeiro
Os planos grandiosos da viagem do Odyssey enfrentaram um revés significativo devido a problemas técnicos. A embarcação está atracada no estaleiro Harland & Wolff, famoso por ser o local de construção do Titanic, para reparos nos lemes e na caixa de engrenagens. Esses problemas técnicos deixaram cerca de 200 passageiros retidos em Belfast por três meses, frustrando suas expectativas de uma aventura global.
Quais os Destinos no Brasil?
O cruzeiro Odyssey tem um itinerário previsto para o Brasil que inclui várias paradas ao longo da costa e no interior. O navio deve passar por:
- Porto Belo
- Ilhabela
- Santos
- Paraty
- Ilha Grande
- Búzios
- Cabo Frio
- Rio de Janeiro
- Salvador
- Maceió
- Recife
- Natal
- Fortaleza
- Belém
- Macapá
- Santarém
- Boca da Valéria
- Manaus
- Parintins
- Alter do Chão
- Macapá
Vida no Navio Durante o Atraso
Apesar dos atrasos, os passageiros continuam a residir temporariamente no Odyssey, mas têm de desembarcar todas as noites por motivos de segurança relacionados aos reparos em andamento. A empresa Villa Vie arca com os custos de acomodação em hotéis na região, tentando minimizar o desconforto para seus clientes.
Os hóspedes têm encontrado maneiras de lidar com a situação inusitada. Por exemplo, Holly Hennessey, uma autoproclamada “viciada em cruzeiros,” aproveitou para explorar as belezas da Irlanda do Norte. Ela e seu gato, “Captain the Cruising Kitty”, já visitaram múltiplas vezes a famosa Calçada dos Gigantes e a destilaria de Bushmills.
O Que Esperar do Odyssey?
Mikael Petterson, diretor executivo da Villa Vie Residences, expressou recentemente sua esperança de que o Odyssey zarpará “o mais breve possível.” Em entrevista ao Good Morning America, Petterson revelou que os reparos do navio estão nos estágios finais e que a partida está prevista para esta semana.
Apesar dos desafios, Petterson mantém a confiança no sucesso do empreendimento. “Quando você é o primeiro a fazer algo, encontra contratempos. Mas com certeza estamos conseguindo e, mesmo que cheguemos atrasados, vamos zarpar”, afirmou ele.