No último confronto da Nations League, a França teve um início de competição desafiador. Na sexta-feira, 6 de setembro de 2024, os franceses foram derrotados pela Itália por 3 a 1, jogando em casa. Esse resultado gerou muitas discussões, sobre principalmente o desempenho e as declarações do atacante Kylian Mbappé.
A partida foi marcada por críticas ao comportamento de Mbappé, que, em entrevista coletiva, afirmou não se importar com as opiniões acerca de seu desempenho. “Estou em uma fase da vida e carreira em que já não percebo [as críticas]. Venho, jogo e tento dar o meu melhor para ajudar a equipe. O que as pessoas pensam é a menor das minhas preocupações”, declarou o camisa 10.
Declarações de Kylian Mbappé Sob Críticas
A declaração de Mbappé não foi bem recebida por todos. O ex-lateral Bixente Lizarazu, campeão mundial de 1998, expressou sua decepção e criticou duramente o jogador em uma coluna publicada no L’Equipe.
Segundo Lizarazu, as palavras de Mbappé foram inadequadas e mostraram insensibilidade para com o público francês. “A entrevista coletiva de Mbappé me surpreendeu e me envergonhou. As palavras utilizadas foram inadequadas, não as de um líder e muito menos as de um capitão. Não pode ser insensível aos sentimentos dos torcedores franceses, frustrações que possam alimentar ou dúvidas que possam ter”, afirmou Lizarazu.
Além das críticas às declarações, Lizarazu também comentou sobre o desempenho de Mbappé em campo. Segundo ele, o atacante não está sendo tão explosivo ou decisivo como costumava ser, atribuindo essa queda à situação conflituosa que Mbappé viveu com o Paris Saint-Germain (PSG).
O Impacto do Extra-campo no Desempenho de Mbappé
Lizarazu acredita que os conflitos extra-campo tiveram um impacto negativo no desempenho de Mbappé. “Está vivendo um ano difícil, que começou no PSG e continuou na seleção. Para mim, é consequência de uma situação extremamente conflituosa com seu antigo clube, onde o extra-campo prevaleceu sobre o atleta. Para mim, ser jogador também significa pensar em preservar a saúde mental”, disse.
- Desempenho abaixo do esperado
- Críticas da mídia e ex-jogadores
- Impacto dos conflitos no PSG
- Questionamentos sobre liderança
O próximo desafio da seleção francesa acontecerá nesta segunda-feira, 9 de setembro de 2024, às 15h45 (de Brasília), contra a seleção da Bélgica, em Lyon. Esse jogo é visto como uma oportunidade para Mbappé se redimir e provar seu valor como líder e jogador decisivo.
Quais Foram as Palavras Finais de Lizarazu?
Lizarazu concluiu seu comentário enfatizando a importância da saúde mental para um jogador de futebol. “Se você está preocupado com pensamentos externos, eles inevitavelmente terão um impacto em sua mente e você perderá força, energia, prazer. A guerra psicológica que ele e o PSG travaram teve um impacto enorme“, afirmou.
Mbappé, que sempre teve uma resposta afiada para as críticas, disse em outras ocasiões: “Você acha que isso me incomoda?“. Contudo, Lizarazu acredita que, apesar da postura confiante, o jogador continua sendo afetado. “Para mim, a resposta é sim, isso o perturba, como todo mundo. E acho que é por isso que é difícil para ele ser realmente um líder neste momento, porque ele tem que, acima de tudo, se encontrar, encontrar o que fez dele um jogador único“, concluiu.
Com as implicações das opiniões públicas e os desafios enfrentados, espera-se que o confronto contra a Bélgica ofereça não só um novo capítulo para a seleção francesa, mas também uma chance para Mbappé resgatar sua confiança e mostrar sua importância em campo.
Fique atento às próximas partidas da Nations League e acompanhe de perto o desempenho de Mbappé, que certamente segue sendo uma figura central tanto nas críticas quanto nos momentos de brilho.