O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) anunciou o calendário de pagamentos referente ao mês de setembro. A ordem de escalonamento permanece inalterada, sendo organizada conforme o penúltimo dígito do documento NB.
No total, são dois cronogramas distintos. Um direcionado aos segurados que recebem o valor equivalente ao salário mínimo e outro para aqueles que recebem quantias acima do piso nacional vigente. A consulta atualizada estará disponível na semana em que os pagamentos começarem, acessível pela plataforma do “Meu INSS”.
Como consultar os pagamentos do INSS?
A partir do momento em que os pagamentos se iniciarem, basta acessar o site ou aplicativo do “Meu INSS” e clicar na opção “Extrato de Pagamento” para verificar os depósitos. Vale lembrar que o INSS está realizando uma revisão nos benefícios temporários, como o auxílio-doença, levando ao cancelamento de 45 mil parcelas devido a irregularidades.
A revisão cadastral do BPC
Além das revisões nos benefícios temporários, o INSS está promovendo uma revisão cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Beneficiários que não estão vinculados ao CadÚnico ou que não atualizam seus dados há dois anos devem regularizar sua situação no CRAS mais próximo.
Quem está sujeito à nova rodada de pagamentos?
A nova rodada de pagamentos começará no dia 24 de setembro, abrangendo aposentados, pensionistas e inscritos em benefícios temporários como auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade. Todos os segurados são submetidos à mesma regra de escalonamento das datas, baseada no penúltimo dígito do NB.
Como funciona o atendimento do INSS?
Em caso de dúvidas, os segurados podem entrar em contato com a Central 135 do INSS, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, com serviços automáticos disponíveis 24 horas por dia. Abaixo, relacionamos as datas anunciadas pelo INSS para o mês-base de setembro de 2024.
Calendário de pagamento para quem recebe um Salário Mínimo
- Penúltimo dígito 1: 24 de setembro
- Penúltimo dígito 2: 25 de setembro
- Penúltimo dígito 3: 26 de setembro
- Penúltimo dígito 4: 27 de setembro
- Penúltimo dígito 5: 30 de setembro
- Penúltimo dígito 6: 1º de outubro
- Penúltimo dígito 7: 2 de outubro
- Penúltimo dígito 8: 3 de outubro
- Penúltimo dígito 9: 4 de outubro
- Penúltimo dígito 0: 7 de outubro
Calendário de pagamento para quem recebe acima do Salário Mínimo
- Penúltimo dígito 1 ou 6: 1º de outubro
- Penúltimo dígito 2 ou 7: 2 de outubro
- Penúltimo dígito 3 ou 8: 3 de outubro
- Penúltimo dígito 4 ou 9: 4 de outubro
- Penúltimo dígito 5 ou 0: 7 de outubro
Lembrando que o calendário do INSS baseia-se no penúltimo dígito do NB.