Créditos: depositphotos.com / VadimVasenin
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um órgão do Ministério da Saúde que trabalha para proteger a saúde da população. Para isso, fiscaliza, regulamenta e controla os produtos produzidos e vendidos no Brasil, como leite em pó, cosméticos e outros.
Recentemente, a Anvisa tomou a decisão de proibir a comercialização de determinados produtos do cotidiano dos brasileiros em 2024. Essas medidas têm como objetivo garantir a segurança alimentar e a saúde dos consumidores, especialmente dos bebês que consomem fórmulas infantis.
Por Que a Anvisa Proibiu a Venda de Leite em Pó?
Em 12 de janeiro deste ano, a Anvisa publicou uma resolução proibindo a comercialização de uma fórmula infantil específica: o Nutramigen LGG, produzido pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition nos Estados Unidos. A proibição foi uma medida preventiva, decorrente da detecção de uma possível contaminação bacteriana em alguns dos lotes.
Lotes Proibidos
Os lotes de leite em pó contaminados detectados pela Anvisa são os seguintes:
- ZL3FHG
- ZL3FMH
- ZL3FPE
- ZL3FQD
- ZL3FRW
- ZL3FX
Esses produtos possuem os códigos de barras 300871239418 e 300871239456, com prazo de validade até 01/01/2025.
Medidas Preventivas e Dicas de Segurança
Para evitar problemas de saúde causados por produtos não regulamentados, fique sempre atento aos selos de segurança e registros da Anvisa nos produtos que você compra. No caso de fórmulas infantis, verifique sempre os lotes e datas de validade antes de utilizar.
Se encontrar produtos não conformes, denuncie à Anvisa para que ações preventivas possam ser tomadas rapidamente, garantindo a segurança de todos os consumidores.