Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil.
No dia 2 de agosto de 2024, durante um evento em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez novas críticas ao bilionário Elon Musk. Lula se referiu a Musk como “babaca” e criticou a busca do empresário por outros planetas habitáveis em vez de contribuir para o desenvolvimento da Terra.
O discurso foi dado durante a cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Além das críticas, Lula sancionou um projeto de lei sobre a produção de hidrogênio verde e assinou um contrato para a conclusão da Ferrovia Transnordestina no Ceará.
O que Lula disse sobre Elon Musk?
No evento, Lula salientou: “Tem gente que em vez de ajudar está fazendo foguete tentando procurar lugar para morar. Não tem, babaca, é aqui, na Terra. E por isso todos estão convidados a cuidar deste planeta. É a única Arca de Noé que nós temos”. O presidente ainda mencionou que deseja viver até os 120 anos e por isso planeja cuidar da Terra como cuidaria de um filho recém-nascido.
Essa não foi a primeira vez que Lula direcionou suas críticas a Musk. Em abril deste ano, já havia feito declarações similares, sugerindo que o bilionário deveria usar sua fortuna para ajudar a preservar o meio ambiente.
Quem é Elon Musk
Elon Musk é famoso por ser o fundador da SpaceX, uma empresa que desenvolve foguetes, e da Tesla, fabricante de carros elétricos. Além disso, Musk controla a rede social Twitter/X. Sua busca por avanços espaciais e colonização de outros planetas gera debate e polariza opiniões.
- SpaceX: SpaceX é conhecida por suas missões espaciais e o objetivo ambicioso de levar humanos a Marte.
- Tesla: Tesla revolucionou o setor automotivo com seus veículos elétricos de alta performance.
- Twitter/X: A rede social adquirida por Musk tem sido palco de discussões acaloradas, incluindo embates com figuras políticas brasileiras.
Por que Lula insiste em alfinetar Musk?
As críticas de Lula a Musk têm fundamento em uma perspectiva ambiental. Lula, que recentemente lançou o programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia, acredita que os recursos de bilionários como Musk poderiam ser melhor empregados na preservação do planeta.
No discurso de abril, Lula foi enfático ao dizer: “Ele vai ter que aprender a viver aqui, ele vai ter que usar muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui”. Nessas palavras, fica clara a oposição do presidente em relação aos projetos espaciais de Musk, priorizando questões ambientais e de sustentabilidade.
Outras críticas
Além do evento em São Gonçalo do Amarante e do discurso em abril, Lula já havia se pronunciado sobre Musk em outras situações. Em dezembro de 2023, durante um festival promovido pelo partido Irmãos da Itália, em Roma, os embates entre Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes também causaram alvoroço.
- Festival em Roma: Durante o evento, Musk acusou Moraes de promover censura no Brasil, o que intensificou as críticas locais.
- Lançamento do Programa na Amazônia: Em abril de 2024, Lula reafirmou suas críticas a Musk durante o lançamento do programa ambiental.
- São Gonçalo do Amarante: As críticas mais recentes foram feitas na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Com essas críticas, Lula demonstra sua divergência quanto a Elon Musk. Resta saber como o bilionário responderá a essas alfinetadas do presidente brasileiro.