• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 14 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Orkut está voltando? Fundador revela planos para a rede social

Por Terra Brasil
16/ago/2024
Em Geral, Internet, Tecnologia
Getty Images

Getty Images

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Orkut Büyükkökten, o empresário turco conhecido por fundar o Orkut em 2004, anunciou que está trabalhando para relançar a plataforma que foi um verdadeiro fenômeno nos anos 2000. Recentemente, ele participou do “Rio Innovation Week” no Brasil, onde destacou a forte demanda por uma rede social autêntica e baseada em comunidades, algo que a rede social fazia com maestria.

De acordo com informações do g1, na última segunda-feira (12), o Orkut voltou a ser um dos tópicos mais comentados nas redes sociais. No X (antigo Twitter), muitos brasileiros compartilharam memórias das comunidades, que iam de piadas internas a grupos com milhões de membros discutindo temas relevantes. Comunidades famosas como “Eu Odeio Acordar Cedo” e “Eu amo minha MÃE!” foram especialmente destacadas.

O que Orkut Büyükkökten planeja para o Orkut 2.0?

Orkut está voltando? Fundador revela planos para a rede social
Foto: Orkut/Divulgação

Büyükkökten revelou que o projeto de relançamento da rede social será feito em colaboração com executivos de São Paulo e também com especialistas do Vale do Silício. Apesar de ainda não ter uma data definida, ele assegurou que os preparativos estão bastante avançados e que o novo Orkut trará de volta a essência das antigas comunidades.

Leia Também

Cidade do centro-oeste atrai visitantes com beleza e cultura

Estes são os comportamentos mais perigosos de se ter no trânsito.

Golpistas aplicam nova fraude que atinge grande parte da população

Em suas declarações, Büyükkökten criticou redes sociais como Facebook e Instagram. Para ele, essas plataformas priorizam o lucro e sacrificam a segurança e o bem-estar dos usuários, muitas vezes promovendo conteúdos negativos e raivosos. Em contraste, o novo Orkut busca recriar um ambiente onde conexões reais e interações genuínas sejam possíveis.

  • Foco na autenticidade
  • Encorajar a criação de comunidades reais
  • Utilização de IA para melhorar as interações

O impacto esperado da nova rede social do empresário

Büyükkökten está desenvolvendo uma nova rede social que combinará as experiências positivas obtidas com o Orkut e o Hello, outra rede social fundada por ele. A proposta é usar tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, para facilitar interações mais autênticas e significativas. Ele acredita que a nova plataforma poderá combater o vazio das redes atuais, como o TikTok, que muitas vezes deixam os jovens sem conexões reais e depressivos.

“A ideia é usar toda a experiência adquirida com Orkut e Hello para criar uma nova rede social focada em interações positivas. Adolescentes passam de três a sete horas no TikTok, mas no final, o que realmente conquistam? Eles não fazem novos amigos nem criam conexões verdadeiras; muitos acabam se sentindo mais solitários,” disse Büyükkökten ao g1.

Relembrando o legado do Orkut

Lançado em 2004, o Orkut rapidamente se tornou uma das redes sociais mais populares, especialmente no Brasil e na Índia. Suas funcionalidades principais incluíam:

  1. Comunidades baseadas em interesses comuns
  2. Perfis com informações pessoais detalhadas, fotos e atualizações de status
  3. Ferramentas para enviar depoimentos e scraps

No auge de sua popularidade, o Orkut tinha cerca de 300 milhões de usuários globalmente, com o Brasil como seu principal mercado. A plataforma começou a perder relevância com a ascensão do Facebook e de outras redes sociais, o que levou ao seu fechamento em 2014. No entanto, a nostalgia pelo Orkut e suas comunidades continua forte entre muitos antigos usuários.

Em 2022, o site oficial do Orkut foi reativado, com uma mensagem em inglês e português anunciando que algo novo estava por vir, aumentando as expectativas para o seu retorno.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

“Bolsonaro alegou fraude e foi o tribunal brasileiro que decidiu”, diz Maduro ao detonar sugestão de Lula sobre eleição na Venezuela; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Equipe de Roberto Carlos revela a verdade sobre o fim do especial na Globo

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se