Neste começo de semana, um ciclone extratropical em alto mar é responsável por uma nova frente fria que se desloca sobre o Brasil. Embora este sistema não traga chuva, ele introduz uma nova massa de ar polar, causando uma considerável queda nas temperaturas.
Com a chegada do ar frio, as temperaturas continuam a cair, provocando geadas na região Sul. Além disso, a atuação do ciclone resulta em mar agitado e ventania nas costas sul e sudeste do Brasil.
Impacto da Nova Massa de Ar Polar
A infiltração marítima segue reforçando a umidade no litoral do Nordeste, enquanto a chuva ganha força na Região Norte do país.
Região Sul
Na Região Sul, uma nova massa de ar frio mantém as temperaturas baixas. As chances de geada são altas na Campanha Gaúcha, na serra e nos vales do Rio Grande do Sul, no centro e norte de Santa Catarina, e no sul do Paraná. É importante destacar que o mar fica muito agitado devido ao ciclone em alto mar. Embora não haja previsão de chuva, as tardes continuarão frias.
Região Sudeste
No Sudeste, a passagem da nova frente fria associada ao ciclone traz ventos para a costa e reforça o ar frio. As madrugadas e manhãs serão geladas em São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do sul de Minas Gerais. O mar estará agitado entre São Paulo e Rio de Janeiro, e o dia pode começar com muitas nuvens na Região dos Lagos. Há previsão de chuva rápida no norte do Espírito Santo, mas tempo firme e temperatura amena em Vitória.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, as cidades do sul de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso poderão amanhecer mais frias devido à nova massa de ar frio. O dia será ensolarado, com poucas nuvens no céu e temperaturas amenas à tarde. Não há previsão de chuva.
Como a Frente Fria Afeta o Nordeste?
Grande parte do Nordeste do país não apresentará mudanças significativas no tempo. O vento úmido vindo do mar contra a costa aumenta um pouco a quantidade de nuvens de chuva no sul da Bahia, litoral de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Contudo, as pancadas de chuva serão passageiras, com intervalos de sol. Teresina e Fortaleza continuarão com tempo firme e calor. No Maranhão, choverá a partir da tarde no oeste, norte e litoral, mas sem grandes acumulados.
Previsão para a Região Norte
A circulação de ventos intensifica a presença de chuva na Região Norte, e a semana começa abafada entre Amazonas, Roraima e Pará. Haverá pancadas de chuva ao longo da manhã em Manaus, Boa Vista e Santarém (PA). A chuva será mais passageira à tarde no leste e norte de Amapá e litoral do Pará. As temperaturas iniciarão mais amenas no sul de Rondônia e no Acre, porém, esquentarão durante o dia, sem previsão de chuva.
Alertas Meteorológicos
Confira os alertas meteorológicos desta segunda-feira, 12 de agosto de 2024:
- Mar muito agitado: entre Chuí (RS) e São Mateus (ES).
- Rajadas de vento forte: entre 51 a 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo.
- Geada: na Campanha Gaúcha, serra, vales e nordeste do Rio Grande do Sul, centro-norte e sul de Santa Catarina, centro-sul do Paraná.
- Rajadas de vento moderadas: entre 40 a 50 km/h no litoral paulista e sul e litoral do Rio de Janeiro, sudoeste de Mato Grosso, litoral do Espírito Santo e interior e litoral do Nordeste.
Umidade Relativa do Ar:
- Em atenção: abaixo dos 30% no norte do Paraná, centro-norte e oeste de São Paulo, centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul, centro-norte de Minas Gerais, norte da Bahia, interior de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, sul do Ceará, oeste de Mato Grosso, sul do Amazonas, Pará e no estado de Rondônia.
- Em alerta: abaixo dos 20% no extremo norte de São Paulo, noroeste e Triângulo Mineiro, oeste da Bahia, centro-sul do Piauí, sul do Tocantins, Goiás, Distrito Federal e centro-leste de Mato Grosso.
Chuva moderada: no extremo sul da Bahia.
Pancadas de chuva moderada a forte: com raios e ventos entre 51 a 71 km/h no extremo norte do Amazonas, em Roraima, noroeste do Pará e estado do Amapá.