O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou na quinta-feira, 8 de agosto de 2024, o bloqueio de R$ 50 milhões das contas pessoais do senador Marcos do Val (Podemos-ES). O parlamentar reagiu em suas redes sociais, afirmando que tal valor “nunca existiu” em suas contas bancárias.
Nas palavras do senador, havia “apenas mil reais” em sua conta. Ele destacou ainda que é responsável por sua filha e arca com despesas essenciais como o plano de saúde de sua mãe, que enfrenta um tratamento contra o câncer.
Decisão do STF: Bloqueio de R$ 50 Milhões nas Contas de Marcos do Val
**Excelentíssimos Senhores Senadores e Senhoras Senadoras,**
— Marcos do Val (@marcosdoval) August 12, 2024
Venho a público expressar a gravidade da situação que estamos enfrentando. O ministro Alexandre de Moraes, em uma decisão que ultrapassa os limites do razoável e desrespeita frontalmente o artigo 53 da Constituição… pic.twitter.com/tguXJ6HDTf
Na postagem, Marcos do Val não poupou críticas ao magistrado, chamando Alexandre de Moraes de “o brasileiro mais perverso da história”. Além disso, o senador considerou a decisão como um “abuso de autoridade” e “inconstitucional”, destacando a falta de comunicação prévia ao Senado Federal ou ao seu presidente, Rodrigo Pacheco.
Segundo o senador, a medida impede a realização de atividades inerentes ao seu mandato, afetando sua capacidade de locomoção para Brasília e de arcar com despesas de gabinete. Ele afirmou que a imposição de uma dívida desse montante representa uma afronta à sua dignidade como parlamentar e cidadão.
Quais as Implicações para Marcos do Val?
Além do bloqueio financeiro, o senador também teve suas redes sociais novamente bloqueadas por Alexandre de Moraes. Segundo Marcos do Val, essas ações ferem sua imunidade parlamentar e censuram sua atuação política. “Isso prova que o Brasil não é mais uma democracia plena”, afirmou.
Até as 21h20 da segunda-feira, 12 de agosto, as redes sociais do senador, como o perfil no Twitter/X, permaneciam ativos, mas sua página no Instagram estava fora do ar. Marcos do Val solicitou a intervenção do Senado Federal e do presidente do Congresso Nacional diante deste cenário.
Por que Marcos do Val é Alvo de Alexandre de Moraes?
Essa não é a primeira vez que o senador enfrenta ações judiciais e bloqueios. Em maio de 2024, Alexandre de Moraes havia devolvido o acesso às redes sociais de Marcos do Val após um bloqueio que durou quase um ano. O parlamentar sempre se posicionou de maneira crítica ao STF e a alguns de seus membros.
Nas redes sociais, ele vêm ganhando apoio de seguidores que também criticam o que consideram uma “censura” e “violação de direitos constitucionais” por parte do judiciário. Henrique, um estudante de direito de 23 anos, comentou: “É preocupante ver um parlamentar sendo cerceado dessa forma, precisamos repensar o papel do STF nas nossas vidas”.