• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 4 de novembro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

Maior em 10 anos: arrecadação Federal no governo Lula bate recorde histórico; veja números

Por Terra Brasil
28/ago/2024
Em Economia
© Fábio Pozzebom /Agência Brasil

© Fábio Pozzebom /Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Nos primeiros anos de seu terceiro mandato, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou a maior arrecadação líquida após transferências a estados e municípios desde a gestão de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014. Esse desempenho abrange os resultados de 2023 e a previsão para 2024, de acordo com o relatório de receitas e despesas divulgado em julho. Este feito marca um novo recorde para a administração atual.

Historicamente, o maior índice de arrecadação foi alcançado no segundo mandato de Lula, seguido pelo primeiro governo de Dilma, pelo primeiro mandato de Lula e agora pelo terceiro mandato em andamento. Nos períodos de Dilma 2, Michel Temer e Jair Bolsonaro, a arrecadação líquida foi, em média, inferior a 18% do PIB, assim como nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso.

Previsão para Arrecadação em 2024

A média histórica de arrecadação líquida desde 1997 é de 17,7% do PIB. A previsão para 2024 é que a arrecadação atinja 18,8% do PIB, o maior patamar desde 2011, quando Dilma Rousseff assumiu seu primeiro mandato. O recorde histórico foi em 2010, no último ano do segundo mandato de Lula, com 20,2% do PIB.

Leia Também

Bancos lançam mutirão nacional para renegociação de dívidas com oportunidades imperdíveis

Novo ranking da Forbes revela os bilionários mais ricos do mundo em novembro

Todo trabalhador CLT tem direito a esses direitos obrigatórios, do FGTS à carga horária máxima

Durante o Governo Bolsonaro, a pandemia afetou significativamente a arrecadação, que caiu para 15,8% do PIB em 2020, o menor nível em 22 anos. Em 2023, medidas como o aumento da tributação de PIS/Cofins sobre combustíveis e a volta da regra de empate no Carf impulsionaram a arrecadação.

O que mudou na carga tributária em 2023?

A carga tributária em 2023 foi de 32,44% do PIB, uma queda em relação aos 33,07% registrados em 2022. Em termos de despesas públicas, o governo Bolsonaro foi o que mais gastou, impulsionado pela pandemia, com um pico de 25,6% do PIB em 2020. No segundo mandato de Dilma, as despesas atingiram 19,7% do PIB.

A previsão para 2024 é de 19,4% do PIB, um pouco abaixo dos 19,6% de 2023, mas acima da média histórica de 17,5%. O patamar de gastos em 2023 foi influenciado pelo pagamento de precatórios atrasados da gestão anterior, no valor de R$ 92,4 bilhões.

Quais foram os fatores que influenciaram esses números?

A média de gastos durante a gestão Bolsonaro, nos anos de 2021 e 2022, caiu para 18% do PIB, período em que o teto de gastos ainda estava em vigor. Esse cenário foi modificado substancialmente por uma série de políticas adotadas pelo atual governo:

  • Aumento da tributação de PIS/Cofins sobre combustíveis.
  • Retorno da regra de empate no Carf.
  • Pagamentos de precatórios atrasados no valor de R$ 92,4 bilhões.

Essas medidas, combinadas, contribuiram para um aumento substancial na arrecadação líquida, marcando o terceiro mandato de Lula com um novo recorde histórico.

As mudanças nas arrecadações e despesas têm impactos profundos na economia do país. As políticas de aumento de tributos e pagamentos de dívidas antigas mostram comprometimento com o equilíbrio fiscal, mas também trazem desafios. Despesas controladas são essenciais para manter o crescimento sustentável, e a arrecadação recorde pode abrir caminho para mais investimentos em infraestrutura e serviços públicos.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Michelle Bolsonaro critica hino nacional em linguagem neutra durante evento com Lula: “Insanidade mental”

PRÓXIMO

Trabalho aos domingos e feriados: veja o que muda para profissões CLT com nova regulamentação

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se