Brigando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Corinthians vive mais um momento delicado nos bastidores do Parque São Jorge. Na última segunda-feira (26 de agosto de 2024), conselheiros do clube protocolaram um pedido de impeachment contra a gestão do presidente Augusto Melo.
O documento, assinado por 90 conselheiros independentes do Movimento Reconstrução SCCP, foi submetido antes da reunião do Conselho de Orientação (CORI), marcada para o período da noite. A alegação principal é a necessidade de mudança na gestão para reverter a atual crise dentro e fora dos campos.
Pedido de Impeachment Contra Augusto Melo
Segundo o ex-presidente do clube e porta-voz do movimento, Mário Gobbi, o objetivo do Movimento Reconstrução SCCP é unir forças para o bem maior do Corinthians, deixando de lado as divergências políticas internas. “O Corinthians não suporta mais todo esse desmando, toda essa confusão e falta de gestão,” declarou Gobbi.
O pedido de impeachment inclui a avaliação de possíveis irregularidades no contrato com ex-patrocinadoras como VaideBet e Pixbet. Romeu Tuma Jr, presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, terá cinco dias para encaminhar o documento à Comissão de Ética.
Quais São as Próximas Etapas do Procedimento de Impeachment?
Após a análise inicial do pedido, a Comissão de Ética do Corinthians ouvirá, além de Augusto Melo, outros membros da diretoria e ex-diretores, incluindo Armando Mendonça e Marcelo Mariano. Esses depoimentos são essenciais para o levantamento de provas e análise das alegações feitas pelo Movimento Reconstrução SCCP.
- Armando Mendonça – 2° vice-presidente
- Marcelo Mariano – diretor administrativo
- Rubens Gomes – ex-diretor de futebol
- Rozallah Santoro – ex-diretor financeiro
- Yun-Ki Lee – ex-diretor jurídico
- Fernando Perino – ex-diretor adjunto do jurídico
Segundo Romeu Tuma Jr., “Afastar um dirigente eleito requer aprovação de um procedimento de impeachment. Esse processo precisa ser votado no Conselho e, antes de ser julgado pela Assembleia Geral, o dirigente fica afastado.”
Próximos Jogos do Corinthians
O calendário para os próximos compromissos do Corinthians está apertado, com partidas decisivas tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil:
- Juventude (F): 29/8, 20h (de Brasília) – Copa do Brasil
- Flamengo (C): 1/9, 16h (de Brasília) – Brasileirão
- Juventude (C): 11/9, 21h (de Brasília) – Copa do Brasil
Com a pressão aumentando tanto dentro quanto fora dos campos, a palavra de ordem no Parque São Jorge é recuperação. Os próximos jogos serão cruciais para determinar o futuro do Corinthians nesta temporada repleta de desafios.