Com vestígios de ocupação humana que datam de 9 000 anos atrás e traços remanescentes da primeira civilização avançada da Europa, a Ilha de Creta, na Grécia, continua a revelar segredos fascinantes. Uma das lendas mais intrigantes é a do Minotauro, uma criatura com corpo de homem e cabeça de touro, aprisionado em um labirinto construído pelo arquiteto Dédalo a mando do rei Minos. Recentemente, uma descoberta arqueológica promete agitar os ânimos dos entusiastas da mitologia grega.
No topo do Monte Papoura, próximo à cidadezinha de Kastelli, arqueólogos encontraram vestígios de uma estrutura circular com cerca de 4 000 anos. Composta de oito paredes circulares concêntricas e ocupando uma área de 1 800 metros quadrados, esta construção lembra em muito o lendário labirinto do Minotauro. As redes sociais entraram em polvorosa com a possibilidade de termos encontrado uma ligação física com a lenda.
O Labirinto do Minotauro: Fato ou Ficção?
A lenda do Minotauro, nascido da relação da rainha Pasífae com um touro oferecido por Poseidon, é parte integral da mitologia grega. Segundo a história, Minos, filho de Zeus, encarregou Dédalo de construir um labirinto para aprisionar a fera, que se alimentava de seres humanos. Este cenário mitológico foi palco de inúmeros textos e adaptações artísticas ao longo dos tempos. Porém, será que é possível, mesmo tenebrosamente, ligar o mito à recém-descoberta construção em Creta?
Qual o Propósito da Estrutura Descoberta em Creta?
Para entender o propósito da estrutura descoberta em Creta, é importante analisá-la em seu contexto histórico e cultural. A grande quantidade de ossos de animais encontrados sugere que ela pode ter sido usada para rituais religiosos e performances teatrais envolvendo sacrifícios. “Outros santuários foram localizados em cumes de montanhas altas na ilha. Vendo por esse ângulo, é possível, sim, que se trate de uma construção relacionada à religião”, aponta Lilian Laky, pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
Pode Este Ser o Verdadeiro Palco da Lenda do Minotauro?
Embora fascinante, a estrutura recém-descoberta difere das conhecidas construções minoicas, que são predominantemente quadrangulares. Peter Meineck, professor de estudos clássicos da Universidade de Nova York, explica: “O formato circular estava presente na cultura minoica, mas é bem raro, devido à complexidade de construção.” Além disso, a descoberta paralisou as obras em andamento para a instalação de um radar, tamanho o impacto do achado. Até agora, mais de 35 sítios arqueológicos foram desenterrados na área do futuro aeroporto.
Curiosidades Sobre a Mítica Ilha de Creta
- A lenda do Minotauro e do labirinto é uma das narrativas mais ricas da mitologia grega.
- O palácio de Knossos, localizado a cerca de 50 quilômetros da nova descoberta, é conhecido como o centro do poder minoico.
- Em diversas culturas antigas, estruturas circulares eram associadas a rituais e observações celestiais.
Restos de cerâmica desenterrados sugerem que a área foi ocupada durante séculos. Contudo, o fato de as passagens e zonas interligadas do edifício lembrarem um labirinto só aumenta a quantidade de teorias em torno desta mais recente descoberta.
Enquanto as escavações progridem, a ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni, assegurou que a preservação deste monumento é uma prioridade. Se a estrutura for confirmada como sendo um labirinto, dificilmente será o do Minotauro, acreditam os especialistas. A lenda situava o labirinto perto de Knossos, em um cenário subterrâneo. Mas, para muitos, a simples possibilidade de estarmos pisando em solo que abrigou tantos mistérios já é motivo suficiente para comemorar.