Nos últimos anos, as montadoras chinesas investiram maciçamente em equipes de design, contratando profissionais estrangeiros de outras marcas para acabar com a fama de que seus carros são clones de modelos famosos. Em 2024, a Chery surpreende ao lançar o Chery Tiggo 7 Sport na China, com um design claramente inspirado no Range Rover Evoque.
No Brasil, o Chery Tiggo 7 Sport é uma opção de entrada dentro da linha de SUVs médios da marca. Entretanto, na China, o modelo representa uma edição diferenciada, partindo de um ponto de design distinto e exclusivo. A base do projeto é o Chery Tansuo 06, que deu origem ao Jaecoo 7, um dos próximos lançamentos da Omoda|Jaecoo no Brasil, previsto para 2025.
Chery Tiggo 7 Sport: design e semelhanças com o Range Rover Evoque
Imagens do Chery Tiggo 7 Sport começaram a circular nas redes sociais na China, trazendo à tona o visual do modelo, que tem lançamento previsto para setembro de 2024. Diversos sites locais apontam que o SUV já está em algumas concessionárias, gerando grande expectativa entre os consumidores.
O design do Chery Tiggo 7 Sport exibe várias similaridades com o Tansuo 06 e o Jaecoo 7, incluindo faróis retangulares com desenho interno de xadrez e lanternas traseiras em barra horizontal iluminada. O interior é moderno, com uma grande multimídia vertical e um painel de instrumentos digital.
Por que a Chery escolheu o design do Range Rover Evoque?
A dianteira do Chery Tiggo 7 Sport, com sua grade colmeia em forma de trapézio e o skid plate no para-choque, reforça sua inspiração no Range Rover Evoque. Este design é complementado pela entrada de ar localizada logo abaixo do para-choque e faróis principais reposicionados nas laterais, lembrando ainda mais o estilo da Land Rover.
Curiosamente, a Chery e a Land Rover são parceiras há 12 anos, mediante uma joint-venture na China. Recentemente, as duas empresas renovaram seu acordo de cooperação, com a Chery cedendo duas plataformas para a fabricante britânica, a fim de acelerar o desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos.
O que há debaixo do capô?
Até o momento, não há informações concretas sobre as especificações da motorização do Chery Tiggo 7 Sport. No entanto, é provável que o modelo utilize o mesmo motor do Tansuo 06, um 1.6 turbo de 197 cavalos, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem com 7 marchas. Este conjunto oferece uma performance robusta e eficiente para um SUV deste porte.
No Brasil, o Chery Tiggo 7 Sport é equipado com um motor 1.5 turbo de 150 cavalos, compartilhado com o Tiggo 5X, e uma transmissão CVT. As diferenças entre o modelo brasileiro e o chinês são notáveis, não apenas no design, mas também nas especificações técnicas.
O lançamento do Chery Tiggo 7 Sport na China traz à tona um exemplo claro do quanto as montadoras chinesas têm evoluído em termos de design e engenharia. A inspiração no Range Rover Evoque mostra um passo ambicioso da Chery em se consolidar no mercado automobilístico global, oferecendo aos consumidores uma combinação de estilo, tecnologia e performance.
Com a estreia iminente e o alto grau de expectativa, resta observar como o mercado reagirá a esse novo lançamento e quais serão os próximos passos da Chery em sua jornada de inovação e expansão.