O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) declarou nesta sexta-feira (23) que pretende processar o empresário Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo. A decisão veio após Marçal ter proferido ofensas nas redes sociais, chamando Carlos de “retardado” e “estúpido”.
Carlos Bolsonaro comentou a questão em sua rede social, deixando claro que pretende acionar seu advogado, Antônio Carlos, para levar o caso à Justiça. O vereador argumentou que as declarações de Marçal eram difamatórias e prejudiciais à sua honra.
Acionarei a Justiça através de meu advogado, Antônio Carlos, devido a crimes contra minha honra, injúria e difamação cometidos por Pablo Marçal e também para provar as inverdades ditas em recentes oportunidades. Não posso deixar que tais desinformações criminosas sejam levadas…
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) August 23, 2024
Acionamento Judicial por Carlos Bolsonaro
Em suas palavras, Carlos disse: “Acionarei a Justiça através de meu advogado, Antônio Carlos, devido a crimes contra minha honra, injúria e difamação cometidos por Pablo Marçal. É necessário provar as inverdades ditas em recentes oportunidades.” Carlos ressaltou a importância de não permitir que desinformações criminosas continuem a se espalhar, causando danos amplos, como ele acredita que tem ocorrido há anos.
O Que Pablo Marçal Disse a Carlos Bolsonaro?
Pablo Marçal fez suas declarações polêmicas na quinta-feira (22). Em uma transmissão ao vivo, Marçal comentou: “O Carlos que tem problema comigo. Eu tento preservar o Carlos, mas ele é um retardado mental, um estúpido. Mas, pelo presidente, eu vou relevar aquele comentário.” As palavras de Marçal geraram rápida repercussão.
Carlos aproveitou a ocasião para afirmar que, independentemente de quem vá ao segundo turno das eleições, ele apoiará qualquer candidato que não seja Guilherme Boulos, do Partido dos Trabalhadores (PT). “Por fim, independente de quem vá ao segundo turno, o apoiarei desde que seja contra Boulos, soldado do Lula”, disse Carlos.
Repercussão e Reações na Política Nacional
As declarações polêmicas de Marçal e a ameaça de processo judicial por parte de Carlos Bolsonaro tiveram forte repercussão na política nacional. Vários analistas políticos avaliaram que este incidente pode influenciar o rumo das campanhas eleitorais em São Paulo, principalmente no relacionamento entre os candidatos dos partidos envolvidos.
Temos aqui uma situação que ilustra as tensões políticas e as estratégias de comunicação dos candidatos em um período eleitoral conturbado. A resolução desse conflito pode ter implicações significativas não apenas para os envolvidos diretamente, mas também para o cenário político mais amplo.