A eficiência é a prioridade de muitos motoristas na hora de comprar um carro, muitas vezes em detrimento do desempenho e até de itens tecnológicos. Para a alegria desse público, o avanço das tecnologias e o surgimento de sistemas mais modernos permitem aos novos modelos alcançar marcas nunca registradas. O automóvel mais eficiente do mercado brasileiro consegue rodar o equivalente a 58,6 km por litro sem que o condutor tenha que abrir mão de performance. A palavra “equivalente” foi utilizada porque trata-se de um carro elétrico, que não depende de combustíveis para funcionar.
Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) do Inmetro, o BYD Dolphin Mini é o carro mais eficiente à venda no Brasil. O modelo ultrapassa o Renault Kwid E-Tech, o elétrico mais barato do mercado nacional, que aparece em quarto lugar. Na mais recente versão do estudo, foram avaliados dezenas de modelos elétricos, híbridos plug-in e híbridos convencionais. O PBEV mede a eficiência em megajoules por quilômetro (MJ/Km), que indica quanta energia o veículo utiliza para rodar, possibilitando a comparação de diferentes motorizações e matrizes.
Quais são os principais atributos do carro mais eficiente?
Os resultados destacaram que o Dolphin Mini tem o menor consumo entre os veículos elétricos, com uma performance que equivaleria a 58,6 km/l se comparado a um carro a combustão. O hatch compacto elétrico da BYD é movido por um motor elétrico que gera até 75 cv e 13,6 kgfm de torque máximo. Com sua bateria do tipo Blade de 38,8 kWh, a autonomia chega a 280 quilômetros, segundo o padrão do Inmetro.
Quais são os recursos tecnológicos do BYD Dolphin Mini?
O BYD Dolphin Mini oferece uma série de recursos tecnológicos que tornam a experiência de dirigir mais agradável. Entre os principais destaques estão:
- Chave presencial e partida por botão.
- Faróis de LED com ativação automática.
- Seis airbags para segurança máxima.
- Câmera e sensor de ré para manobras mais seguras.
- Volante multifuncional com ajuste manual.
- Carregador de celular por indução para mais conveniência.
- Painel de instrumentos de 7″ e central multimídia de 10,1″ com tela giratória.
Qual é a lista dos 10 carros elétricos mais eficientes no Brasil?
Confira a lista dos 10 carros elétricos mais eficientes do Brasil, segundo dados do Inmetro:
- BYD Dolphin Mini – 58,6 km/l (cidade) e 41,9 km/l (estrada)
- BYD Dolphin – 51,9 km/l (cidade) e 43,5 km/l (estrada)
- Hyundai Kona – 52,5 km/l (cidade) e 40,6 km/l (estrada)
- Renault Kwid E-Tech – 52,7 km/l (cidade) e 39,6 km/l (estrada)
- Caoa Chery Icar EQ1 – 50,8 km/l (cidade) e 38,6 km/l (estrada)
- Fiat 500E – 47,3 km/l (cidade) e 40,4 km/l (estrada)
- JAC e-JS4 – 47,5 km/l (cidade) e 39,1 km/l (estrada)
- Chevrolet Bolt – 47,2 km/l (cidade) e 38,2 km/l (estrada)
- Volvo C40 – 44,2 km/l (cidade) e 38,4 km/l (estrada)
- JAC e-JS1 – 46,6 km/l (cidade) e 35,0 km/l (estrada)
Com esses dados em mãos, fica evidente que a eficiência energética dos carros elétricos está cada vez mais avançada. Modelos como o BYD Dolphin Mini mostram que é possível aliar economia, tecnologia e performance, trazendo uma nova perspectiva para o mercado automotivo no Brasil.