Uma senhora de 90 anos, residente na cidade de Xiangyang, na província de Hubei, China, fez uma descoberta surpreendente: por duas décadas, ela usou uma granada de mão ativa como ferramenta doméstica, sem perceber o perigo que corria.
Granada de mão usada como martelo – Reprodução/Redes Sociais
Identificada apenas pelo sobrenome “Qin”, ela encontrou o artefato bélico enquanto trabalhava em sua fazenda. Devido ao formato peculiar e ao cabo de madeira, Qin começou a usá-lo como martelo e pilão para alimentos.
“Usei para triturar pimenta vermelha, quebrar nozes e até martelar pregos”, revelou Qin ao jornal local Dazhong Daily.
— ロアネア@ログ (@roaneatan5) June 26, 2024
A verdade sobre o objeto só veio à tona no último mês de junho, quando operários demoliam a antiga casa da idosa. Um dos funcionários percebeu que o “martelo” era, na verdade, uma granada de mão, e acionou as autoridades, conforme relatado pela IstoÉ.
Uma equipe especializada em desarmamento de explosivos foi enviada ao local, e a granada de mão foi descartada. Após anos de uso, o cabo de madeira estava liso e brilhante, e a cabeça do artefato bélico apresentava várias marcas de marteladas.
O detalhe mais impressionante é que a granada de mão, identificada como do tipo 67, tinha parte do seu fusível exposta, mas, por sorte, nunca explodiu.