Nos últimos dias, diversos trabalhadores relataram o bloqueio de seus saldos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em contas ativas. A Caixa Econômica Federal reconheceu o erro e garantiu que a situação será normalizada. No entanto, é importante entender os motivos pelos quais o saldo do FGTS pode ser bloqueado.
Problemas no sistema da Caixa
Segundo a Caixa, a falha que resultou no bloqueio temporário das contas do FGTS foi causada por uma atualização na plataforma do FGTS Digital. A previsão é de que até sexta-feira (15) de dezembro, todas as contas afetadas sejam regularizadas e a mensagem de bloqueio desapareça.
Quais os motivos que podem bloquear o saldo do FGTS?
Além de erros no sistema, existem outros motivos que podem levar ao bloqueio do saldo do FGTS de forma permanente. Veja a seguir os principais casos:
- Bloqueio pelo Saque-Aniversário: Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão do saque-rescisão, que é liberado em caso de demissão sem justa causa. Para reverter essa escolha, é necessário voltar ao saque-rescisão e aguardar um período de carência de dois anos.
- Bloqueio pela Antecipação do Saque-Aniversário: No caso de empréstimo com garantia do saque-aniversário, além de não receber a rescisão, o trabalhador também não recebe o saque anual, pois a parcela fica bloqueada para pagamento da dívida com o banco. O desbloqueio ocorre após a quitação do contrato.
- Bloqueio por Demissão por Justa Causa: Quando o trabalhador é demitido por justa causa, não tem direito ao saque do FGTS na modalidade rescisão e nem à multa de 40%. O saldo pode ser acessado apenas se não for aberta uma nova conta em seu nome nos próximos três anos.
- Bloqueio por Pedido de Demissão: Caso o trabalhador peça demissão, também não tem direito ao saque do FGTS na modalidade rescisão. O saldo só pode ser sacado se não houver abertura de uma nova conta em seu nome nos próximos três anos.
- Bloqueio por Ordem Judicial: O bloqueio judicial é realizado para pagamento de pensão alimentícia. Após a quitação da dívida, é necessária uma nova ordem do juiz para autorizar o desbloqueio da conta.
- Bloqueio por Erro de Dados: Se houver erros nos dados do trabalhador, a conta pode ficar bloqueada até que as informações sejam corrigidas no sistema da Caixa, do FGTS ou do eSocial.
O que fazer em caso de bloqueio do FGTS?
Se você identificar que seu saldo do FGTS está bloqueado, siga estas orientações:
- Verifique o Motivo do Bloqueio: Consulte o aplicativo do FGTS ou entre em contato com a Caixa para entender o motivo específico do bloqueio.
- Regularize Seus Dados: Caso o bloqueio seja por erro de dados, atualize suas informações no sistema da Caixa, do FGTS ou do eSocial.
- Aguarde a Normalização: Se o bloqueio for devido a problemas no sistema da Caixa, aguarde a data prevista para a normalização.
Distribuição extraordinária dos lucros do FGTS
Recentemente, a Caixa anunciou a distribuição extraordinária dos lucros do FGTS para os trabalhadores. Este bônus visa aumentar o rendimento dos saldos das contas ativas, proporcionando um alívio financeiro adicional.
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é constituído pelos saldos das contas vinculadas, formadas pelos depósitos realizados pelos empregadores em nome dos trabalhadores.
Por que o FGTS foi criado?
O Fundo nasceu com o objetivo de garantir ao trabalhador uma indenização pelo tempo de serviço nos casos de demissão sem justa causa e ainda propiciar a formação de uma reserva a ser utilizada por ele, quando de sua aposentadoria, ou por seus dependentes, quando do seu falecimento.
O FGTS pretendia ser também uma fonte de recursos para o financiamento de programas habitacionais, de saneamento básico e de infraestrutura urbana – o que hoje é uma realidade em todo o país.
Assim, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente aquele de menor renda.
Como foi criado o FGTS?
O FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967. A lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, substituiu a lei nº 5.107 e, hoje, é a principal regulamentação do FGTS.
O bloqueio do saldo do FGTS pode ocorrer por diversos motivos, desde atualizações no sistema até questões legais e contratuais. É fundamental estar informado sobre essas situações para tomar as medidas necessárias e garantir o acesso ao seu fundo de garantia. Para mais informações, consulte o site oficial da Caixa ou entre em contato com o atendimento ao cliente.