O presidente Lula (PT) afirmou nesta terça-feira (2) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível até 2030, não retornará mais à Presidência da República.
Em entrevista à rádio baiana Sociedade, Lula declarou: “[Bolsonaro] perdeu. Perdeu as eleições e eu vou contar uma coisa para vocês: não volta mais.”
Bolsonaro, ex-chefe do Executivo, foi condenado pela Justiça Eleitoral em duas ações ocorridas em 2023: a primeira relacionada a uma reunião no Palácio da Alvorada com embaixadores para questionar o sistema eleitoral, e a segunda envolvendo o uso da comemoração do 7 de setembro de 2022 para fazer campanha eleitoral.
A condenação com base na Lei da Ficha Limpa se estenderá até 2030. A defesa de Bolsonaro recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) em ambos os casos, com prazo até 2026 para esgotar os recursos na corte.
Na semana anterior, quando questionado sobre a possibilidade de o ex-presidente concorrer novamente ao cargo em 2026, Lula havia afirmado que não vetaria uma candidatura adversária.
“Eu não veto candidato adversário. Se ele conquistar [a reversão da inelegibilidade], que seja. Se eu derrotei ele quando eu era oposição e ele situação, imagina agora. Vou mostrar para ele que quem está na Presidência [da República] só perde a eleição se for incompetente”, disse Lula em entrevista à rádio Itatiaia.