Acidente com Foguete Chinês: Lançamento Acidental Termina em Explosão
Um foguete comercial chinês foi acidentalmente lançado durante um teste em solo no domingo, 30 de junho, e caiu em uma montanha próxima, onde explodiu em chamas. A empresa proprietária do foguete, Space Pioneer, confirmou o incidente e informou que ninguém ficou ferido.
O acidente foi causado por uma “falha estrutural”, fazendo com que o foguete Tianlong-3 se separasse de sua plataforma de testes enquanto o sistema de propulsão estava sendo avaliado. O evento ocorreu às 15h43, horário local, em uma instalação de testes na cidade de Gongyi, na província de Henan, no centro da China. Após a decolagem acidental, o foguete caiu em uma área montanhosa a cerca de 1,5 quilômetro do local do teste. A Space Pioneer destacou que o local do acidente estava longe de áreas residenciais e que medidas foram tomadas para evacuar pessoas de áreas próximas antes do teste.
Vídeos postados nas redes sociais mostram o foguete subindo antes de perder potência, mergulhar e explodir em uma colina. O governo municipal de Gongyi informou que a queda do foguete iniciou um incêndio, que foi apagado na noite de domingo.
De acordo com Brad Tucker, astrofísico da Universidade Nacional Australiana que revisou os vídeos do acidente, o incidente parece ter ocorrido durante um teste de fogo estático. Esse tipo de teste aciona os motores como se fosse uma decolagem, mas o foguete permanece preso ao solo. Tucker observou que é um procedimento rotineiro e que a falha ocorrida é surpreendente, comparando-a a um incidente similar ocorrido em 1952 com um foguete Viking 8 nos Estados Unidos.
Tucker acrescentou que, embora o programa espacial nacional da China seja avançado, a indústria espacial comercial do país ainda é relativamente jovem e tem se expandido rapidamente. Este ano, pela primeira vez, o voo espacial comercial foi listado como uma indústria emergente no relatório anual de trabalho do governo chinês.
A Space Pioneer, também conhecida como Beijing Tianbing Technology, é um dos principais participantes dessa indústria. O Tianlong-3 é o foguete transportador mais poderoso atualmente em desenvolvimento na China, projetado para ajudar a construir o sistema de internet por satélite do país. No ano passado, o predecessor Tianlong-2 foi o primeiro foguete comercial de combustível líquido da China a entrar em órbita com sucesso. O Tianlong-3 é comparável ao Falcon 9 da SpaceX, o primeiro foguete reutilizável de classe orbital, projetado para transportar tripulação e carga para a órbita terrestre.
Recentemente, a China se tornou o primeiro país a recuperar amostras de rochas do lado distante da Lua e planeja colocar uma pessoa na Lua antes de 2030, além de lançar missões para Marte e futuros asteroides.