Foto: Pedro Kirilos / Estadão Conteúdo / Estadão
A Americanas decidiu unificar suas principais marcas de comércio eletrônico, adotando apenas a marca Americanas como referência. A informação foi inicialmente divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pelo Terra.
A varejista vai integrar os sites e aplicativos da Shoptime e da Submarino, tornando a marca Americanas a única referência, eliminando as outras duas. A unificação foi parcialmente comunicada às equipes em maio.
Em declaração ao Terra, a Americanas informou que a integração visa fortalecer a presença digital da empresa. “A decisão reflete o alinhamento com a nova estratégia de negócios, que busca uma operação mais ágil, rentável e eficiente”.
A empresa também destacou que a integração acelera seu plano de transformação e foco, oferecendo novas oportunidades para clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e investidores.
A Shoptime fazia parte do grupo desde 2005, após uma década de existência no mercado brasileiro. Já a Submarino foi fundada em 1999 e se fundiu com a Americanas em 2006.
Novo capítulo da crise
A Americanas enfrenta um novo capítulo na crise desencadeada pela revelação de um esquema de fraude contábil que gerou um rombo de R$ 25 bilhões em 2023. Envolvidos na fraude estão o ex-CEO da companhia, Miguel Gutierrez, e a ex-diretora Anna Saicali.
Provas obtidas pelo Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) indicam que os envolvidos utilizavam códigos para sinalizar as diferentes fases da adulteração de dados que seriam apresentados ao mercado.