O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou que 19 marcas de café vendidas em mercados não estão adequadas para consumo, sendo que quatro delas são produzidas em Minas Gerais. Essa conclusão foi baseada em análises que identificaram materiais estranhos e impurezas nos produtos, excedendo os limites permitidos pela legislação sanitária brasileira.
A Operação Valoriza, responsável por fiscalizar produtoras em todo o país, identificou problemas nas marcas de café Mila, Córrego do Ouro, Café de Minas e Ouro Minas. Durante as inspeções realizadas entre 18 e 28 de março de 2024, foram coletadas 168 amostras de café.
Para quem adquiriu e preparou algum desses produtos, o Ministério recomenda que deixem de consumi-los. A substituição pode ser solicitada conforme o estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, o Ministério pede que, caso os produtos ainda estejam sendo comercializados, as pessoas informem no canal oficial do governo, fornecendo o endereço e os dados do estabelecimento.
Veja a lista completa de todas as 19 marcas de café impróprias para o consumo — Foto: Reprodução