A onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul e Santa Catarina tem provocado geadas e quedas nas temperaturas na região. O fenômeno, classificado com o alerta de “Perigo” pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), levou a capital Porto Alegre a registrar seu dia mais frio nesta segunda-feira, com os termômetros marcando 2,4°C. No domingo, Urupema (SC) registrou a menor temperatura do ano em todo o país: -7,2°C.
Na Serra Gaúcha, Vacaria teve a menor temperatura desta madrugada, com -2,7°C. São José dos Ausentes chegou a -0,7°C durante o final de semana. Na manhã desta segunda-feira, o Vale do Caminho da Neve, em São Joaquim (SC), foi atingido por uma geada:
Geada atingiu o Vale do Caminhos da Neve em 1 de Julho de 2024 — Foto: Mycchel Legnaghi
Localizado em uma baixada a uma altitude de 1.200 metros, o Vale do Caminhos da Neve possui características que retêm as baixas temperaturas. O ar frio, mais denso, se acumula nas áreas mais baixas, congelando as gotículas de orvalho e formando a geada em um dos lugares mais frios do país. Em abril, a região já havia registrado a primeira geada do ano.
De acordo com o Climatempo, uma forte massa de ar frio de origem polar avançou sobre o Brasil no fim de semana, resultando em queda de temperatura no Sul, em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e também em áreas de Rondônia e Acre. O atual alerta do Inmet para a região Sul é válido até a manhã desta terça-feira, com novo risco de geada, afetando principalmente as plantações.