O Furacão Beryl, um fenômeno de imensa força, foi localizado a cerca de 257 quilômetros sudeste de Grand Cayman nesta quinta-feira (4/7), demonstrando ventos máximos que alcançam até 210 km/h. Esta terrível tempestade se expande largamente, com a influência de seus ventos fortes se estendendo de diversas formas pelo Caribe.
A situação é severa, pois mesmo prevendo-se algum enfraquecimento nos próximos dias, Beryl continua sendo uma enorme ameaça. As autoridades mexicanas estão em alerta máximo, tendo já mobilizado recursos e comunicados de emergência, principalmente em Cozumel, esperando a tempestade na sexta-feira.
Os habitantes das Ilhas Cayman, bem como de várias outras localidades na rota de Beryl, estão extremamente tensos com a velocidade e a potência desse furacão. Os ventos de furacão circundam uma área até 72 quilômetros de seu centro, enquanto os de tempestade tropical se estendem até 308 quilômetros.
Que ações as autoridades estão recomendando?
Em meio aos preparativos urgente, alertas de tempestade e de furacão foram emitidos. Em localidades como Progreso e Campeche, as orientações são claras: buscar abrigo, evitar áreas suscetíveis a inundações e preparar-se para interrupções significativas nos serviços básicos.
Tragédias e alertas vigentes
A gravidade do Furacão Beryl já se refletiu em tristes ocorrências. Na Jamaica, a tragédia atingiu diretamente algumas famílias, com fatalidades decorrentes da força impiedosa da tempestade. Até este momento, o Caribe lamenta a perda de pelo menos oito pessoas, impactadas diretamente por Beryl.
Enquanto isso, um alerta de enchentes repentinas permanece em vigor. A previsão meteorológica jamaicana alerta para chuvas intensas que podem resultar em inundações e deslizamentos, exacerbados pela proximidade do furacão.
Esta é uma realidade que muitos estão enfrentando: preparando-se para o pior enquanto esperam que as previsões menos severas se concretizem. Com a comunidade internacional atenta, o apoio e a solidariedade já começam a ser mobilizados em direção às áreas afetadas.
- Alerta de furacão em Cozumel
- Alerta de tempestade tropical de Progreso a Campeche
- Alerta de enchentes repentinas na Jamaica