Divulgação/Eli Lily
O NHS, serviço público de saúde do Reino Unido, anunciou nesta terça-feira (4/6) que irá distribuir gratuitamente o medicamento Mounjaro para pacientes com obesidade. Conhecido como o “King Kong” dos remédios para emagrecimento pela mídia inglesa, o Mounjaro promete resultados mais rápidos e intensos que o Ozempic, funcionando de forma semelhante ao simular os efeitos do hormônio da saciedade GLP1.
Desenvolvido pela farmacêutica Eli Lily para o controle da diabetes tipo 2, o Mounjaro demonstrou resultados tão eficazes na perda de peso que o governo britânico decidiu incluí-lo na lista de distribuição para pacientes com obesidade grave. Até então, o medicamento era distribuído apenas para pacientes com diabetes. Em clínicas particulares, a dose semanal custa cerca de 40 libras, o equivalente a R$ 270.
Mounjaro no Brasil
No Brasil, o Mounjaro foi aprovado em setembro de 2023, mas ainda não está disponível para comercialização oficial. A farmacêutica responsável pela droga afirmou ao Metrópoles em abril que “não há previsão para a chegada de Mounjaro (tirzepatida) no mercado nacional” devido à alta demanda global. A inclusão do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS) não foi considerada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que é responsável por atualizar a lista de serviços oferecidos pela rede pública.