O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será candidato ao Senado por São Paulo nas eleições de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, durante um evento da sigla nesta quinta-feira, 6, em Campos do Jordão (SP).
Valdemar explicou que a candidatura de Eduardo é uma recompensa pelo trabalho realizado dentro do partido. Eduardo se filiou ao PL em 2022, junto com seu pai, Jair Bolsonaro.
“Nós temos nosso candidato a senador daqui a dois anos. Isso é o futuro. Não há ninguém que trabalhe no partido, não há um político no Brasil que se dedique à causa como Eduardo Bolsonaro. Nunca vi algo assim em minha vida. E olha que eu já vi muita gente”, declarou Valdemar.
O presidente do PL afirmou ainda que Eduardo “é um fenômeno” e que será o candidato ao Senado com mais votos na história do País. Atualmente, o recorde pertence ao ex-senador Aloysio Nunes (PSDB), que foi eleito em 2010 com 11.189.168 votos (30,46% dos votos válidos).
Eduardo Bolsonaro está em seu terceiro mandato como deputado federal. Em 2022, ele foi o terceiro parlamentar mais votado em São Paulo, com 741.701 votos (3,12% dos votos válidos).
Atualmente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é o único dos cinco filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro que ocupa uma cadeira no Senado. O futuro político de Flávio é incerto, mas ele é cogitado para ser o candidato apoiado pelo pai para a disputa presidencial de 2026.