Na noite desta quarta-feira, 19 de junho, uma tentativa de assalto a um carro-forte no Aeroporto de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, resultou na morte de um policial e de um suspeito após uma troca de tiros. A Brigada Militar (BM), a polícia militar do estado, confirmou as informações.
O policial falecido foi identificado como o 2º sargento da Brigada Militar, Fabiano Oliveira, de 47 anos.
➡ Assalto a carro-forte deixa policial morto em aeroporto do RS
— Metrópoles (@Metropoles) June 20, 2024
Além do policial, troca de tiros durante tentativa de assalto a carro-forte no Aeroporto de Caxias do Sul (RS) vitimou um criminoso
Leia: https://t.co/s2Zs2lp3cN pic.twitter.com/zHneJjCcf7
Em comunicado oficial, a força policial informou que os demais suspeitos conseguiram fugir para a mata (leia a íntegra abaixo).
O governador do RS, Eduardo Leite, expressou solidariedade aos familiares e colegas do sargento por meio de uma rede social (antigo Twitter).
“Determinei o máximo empenho das forças de segurança do Estado para capturar e responsabilizar TODOS os criminosos envolvidos nesse ato covarde. Continuaremos firmes na luta contra a criminalidade, honrando a memória do sargento Fabiano Oliveira e de todos os heróis que dedicam suas vidas para proteger nosso povo”, escreveu Leite (confira o pronunciamento completo abaixo).
A polícia informou que a ocorrência está em andamento no local, com cerco em busca da identificação e rendição dos suspeitos envolvidos no crime.
O Comando de Policiamento de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, além do 12° BPM, estão atuando na ocorrência.
Nota da Brigada Militar
Informações preliminares
A Brigada Militar informa que, na noite desta quarta-feira, 19/6, ocorreu uma ocorrência de roubo a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul. Após a chegada da Brigada Militar ao local, houve confronto entre os criminosos e os policiais militares. Infelizmente, um policial militar ficou ferido e foi encaminhado ao hospital, vindo a falecer.
Durante a ocorrência, um dos criminosos também foi a óbito, enquanto os demais conseguiram fugir para a mata.
O Comando de Policiamento de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar já foram acionados e, com as equipes do 12°BPM, estão no aeroporto de Caxias do Sul e realizando o cerco policial.
A ocorrência ainda está em andamento.
Pronunciamento do governador Eduardo Leite
Com pesar, recebi a notícia da morte do 2º sargento da Brigada Militar, Fabiano Oliveira, de 47 anos, que heroicamente tombou após ser baleado durante uma troca de tiros com criminosos que tentaram roubar um carro-forte nas proximidades do Aeroporto de Caxias do Sul na noite desta quinta-feira. Ingressando na Brigada Militar em 1997, o sargento Oliveira dedicou mais de duas décadas ao serviço da segurança pública, tendo levado até o fim seu juramento de colocar a própria vida em risco pela proteção da sociedade gaúcha.
Expresso minha solidariedade à família do sargento Fabiano, aos colegas e irmãos de farda da Brigada Militar, nesse momento de dor. Quando um policial militar tomba, toda a sociedade perde.
Determinei empenho máximo das forças de segurança do Estado para capturar e buscar a responsabilização de TODOS os criminosos envolvidos nesse ato covarde. Seguiremos firmes na luta contra a criminalidade, honrando a memória do sargento Fabiano Oliveira e de todos os heróis que dedicam suas vidas para proteger o nosso povo.