Reprodução/Divulgação
Uma cena impressionante preocupou as autoridades do aeroporto de Mumbai, na Índia, neste sábado (08). Um avião comercial Airbus A320neo da Air India aterrissou a poucos metros de distância de outro avião do mesmo modelo, pertencente à IndiGo, que decolava na mesma pista. Isso levou a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) a abrir uma investigação para averiguar o caso.
Segundo informações do portal FlightRadar24, especializado em tráfego aéreo, as aeronaves ficaram a apenas 509 metros de distância. O controlador de tráfego aéreo do aeroporto de Mumbai foi suspenso enquanto o caso é investigado mais profundamente. Tanto a Air India quanto a IndiGo confirmaram que as manobras foram autorizadas.
A Associação de Controladores de Tráfego Aéreo da Índia se pronunciou sobre o incidente. “Este pode ser um momento ‘uau’ para quem observa de fora, mas faz parte do dever diário dos profissionais que são rigorosamente treinados. Se houvesse risco à segurança, o piloto que estava pousando teria arremetido”, declarou a entidade.
A Associação também enfatizou a pressão sob a qual os controladores de tráfego aéreo operam diariamente. “Esperamos que a população em geral tenha mais consciência sobre por que o controle de tráfego aéreo é conhecido como um dos trabalhos mais estressantes do mundo”, concluiu.