Imagens de satélite recentes apontam que a Coreia do Norte está possivelmente construindo um muro na Zona Desmilitarizada (DMZ), que marca a fronteira com a Coreia do Sul. Essa estrutura, que não estava presente em novembro passado, agora surge como um divisor entre os dois países. O site NK News já havia informado em junho que o governo norte-coreano havia limpado cerca de 2,9 km na região. As informações são do Metrópoles.
As alegações de Seul sobre soldados norte-coreanos cruzando brevemente a fronteira para o lado sul-coreano coincidem com essa possível construção do muro. Segundo a mídia estatal da Coreia do Sul, desde o início do mês, soldados norte-coreanos cruzaram a fronteira pelo menos três vezes, sendo a última ocorrência registrada nesta quinta-feira (20/6). O Estado-Maior Conjunto (JCS) afirmou que esses casos não parecem ter sido invasões intencionais.
Embora o governo de Kim Jong-un ainda não tenha se pronunciado sobre o assunto, o Comando das Nações Unidas na Coreia (UNC) revelou ao jornal NK News que a Coreia do Norte tomou recentemente medidas para reforçar suas fronteiras. Essa possível construção do muro ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países, que oficialmente estão em guerra desde os anos 1950. Curiosamente, ela surge meses após Kim Jong-un anunciar o fim dos esforços para uma reunificação com a Coreia do Sul.